PROJETO ADOTE UM LIVRO


                              
PROJETO ADOTE UM LIVRO / SÍNTESE
                     
                    
              APRESENTAÇÃO                                                                


                          O PROJETO configura-se na escrituração de 32 livros “tecidos” a partir de materiais vivenciados no universo social e tem por objetivo a distribuição gratuita.

                          Mediante seminários, oficinas e palestras PROPOSTAS e EXECUTADAS VOLUNTARIAMENTE junto às escolas, os textos escritos pela proponente foram TRABALHADOS por alunos matriculados na rede escolar do interior de Minas Gerais .

                          Apresenta-se o projeto na intenção de alcançar a editoração dos livros arrolados e sua DISTRIBUIÇÃO GRATUITA para a segunda edição, posto a primeira ter sido efetivada pela EDITORA SINGULAR e EDITORA SCORTECCI cujo lançamento se deu na BIENAL do Rio/2011, com custos próprios.

                           Em 2009, o PROJETO ADOTE UM LIVRO foi APROVADO PELO MINC e SEEC/MG para efetivação pela LEI DE INCENTIVO À CULTURA, processo nº. 014000.007014/08-70, PRONAC nº. 08 8014.

                           TODOS OS ORIGINAIS FORAM REGISTRADOS JUNTO A FDA/RJ, conforme a legislação para registro de obras inéditas.


  SOBRE A TIPOLOGIA DOS TEXTOS ESCRITOS:



                        * textos de estrutura narrativa, digressiva, descritiva, em prosa e prosa poética;
                       
                        * inclusão de temáticas mineiras, com conceitos universais;

                        * temas sobre INSERÇÃO (Síndrome de Down, retardo, cegueira, cadeirantes), PRECONCEITO RACIAL, ÉTICA, FILOSOFIA, FENOMENOLOGIA, SUJEITAMENTO, CULTURA, SEMÂNTICA (Construção do sentido), SOBRE ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE, HISTÓRIA, SINGULARIDADE, VIDA ESCOLAR, TRADIÇÃO,...

                         * temas sobre o MEDO, A MORTE, A TRISTEZA, A PERDA, AS FANTASIAS, HISTÓRIAS CONSTRUÍDAS, ARTESÃOS, DOCEIRAS, GASTRONOMIA...

                         * temas sobre LINGUAGEM, CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS, AMBIENTAÇÃO, MEMÓRIA, DIFERENÇAS, RELOCAÇÃO, HISTÓRIAS MINEIRAS...



 OBJETIVOS:


                          * FOMENTAR A LEITURA ENQUANTO PROCESSO CONSTITUIDOR DO SUJEITO SOCIAL;

                          * PROMOVER A LEITURA FILOSÓFICA, REFLEXIVA, DISCURSIVA, DIALÓGICA e ÉTICA DE TEMAS VOLTADOS PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, DO CUIDADO AMBIENTAL, DA VALORIZAÇÃO DA CULTURA, DOS COSTUMES, DAS TRADIÇÕES, DAS DIFERENÇAS;


                           * INTERAGIR COM OUTROS ESTADOS BRASILEIROS EXPLORANDO A CULTURA E OS TEMAS REGIONAIS (contatos feitos com RS, MT, BA, e Ceará), onde alguns originais já estão sendo lidos e trabalhados por crianças da escola pública.

                           * ESTABELECER INTERCÂMBIO COM OS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA... tanto em distribuição quanto em produção de novas histórias relativas às culturas dos países em questão (Portugal, Angola, Moçambique...) como uma sequência do PROJETO ORIGINAL.


                           * Através desta Fundação , vir a distribuí-los gratuitamente, dando continuidade a outros temas e investimentos escritos.

                           TÍTULOS DOS LIVROS E TEMÁTICA:

                 
                    1. Pão de Queijo e Café Preto – construção de valores,
                        contexto, cultura, relação entre o “novo”  e o “elemento
                        herdado” .

                    2. Laelia Purpurata
                                 a fada florista – uma noção sobre “ tipos”   e formação  
                        de preconceitos, valores, convencimento, julgamento
                        social.

                    3. Maria Fumaça – prosa poética cujo objeto é a Locomotiva
                        Maria Fumaça que é mantida em São João Del Rey.

                    4. O homem que perdeu o sapato –temática sobre as perdas, a
                        morte, a singularidade, as histórias de cada um.

                    5. A enchente das goiabas – meio ambiente, sustentabilidade,
                         Na visão de uma criança vítima das chuvas.Texto narrativo.

                    6. O catador de latinhas – temática sobre a formação dos
                        sentidos na linguagem e na sociedade

                    7. Meu amor de profe, meu primeiro amor – texto digressivo
                        sobre a visão infantil da primeira escola

                    8. Tapetes de Rua - cultura e costumes, construção dos
                        Tapetes de Rua durante a Semana Santa, valorização do
                         meio ambiente, reciclagem, criatividade.

                    9. Como o Mundo me parece – fenomenologia, leitura de
                        mundo e observações sobre a construção das “verdades”
                        pessoais.

                  10. Mãe! O espelho está me copiando... - sobre os clichês e
                        formação de opiniões, sobre a estereotipia infantil e as
                        relações com o “diferente”, sobre a curiosidade infantil

                  11. Pelos trilhos do trem - história e cultura envolvem as   
                         noções de progresso, avanço e harmonia entre o ontem e o
                         “hoje”. Ideias de formação do cooperativismo.

                  12. Sapatilhas douradas - depressão infantil e dança se
                        misturam em um universo de superação e encontro com a
                        beleza estética e subjetiva.

                  13. O monstro e a libélula- sobre a formação dos medos na
                         infância.

                  14. Maria Cotovelo - texto digressivo trata sobre as primeiras
                        impressões na criança.

                  15. Em uma terra com nome de santo – cultura, gastronomia,
                        conceitos, valores, artesãos, e formação de opinião.

                  16. Airam, minha avó Maria - temática sobre a vida e a
                        participação das avós na história infantil, valores que
                        englobam a ideia de “velhice”, solidão e abandono.

                  17. A fazedora de Bonecas -  a relação da criança sobre a
                        construção de histórias, o ato de contar e o “fazimento” de
                        universos paralelos no mundo infantil, a independência em
                        fases de crescimento, os medos criados e os medos reais.

                  18. de moleque – prosa poética cujo objeto é um “arquétipo”
                        do  menino mineiro.

                  19. O menino azul – diferenças, “síndrome de down”, formação
                        de valores, inserção social, e a construção dos “falatórios”.

                  20. O vendedor de palavras -  narrativa sobre o "agenciamento"
                        das palavras e a formação dos sentidos em contexto árido


                  21. Jô, o caranguejo.
                        Aventuras de um caranguejo macho- meio ambiente,
                        natureza, ecologia, marezeiros, a cata do caranguejo, a luta
                        pela sobrevivência.

                  22. Cida, a lagartixa Aparecida – temática sobre as lagartixas e
                        suas impressões no contexto humano. Relações de medo,
                        interação, metáforas sobre formação do sujeito social,
                        político e interativo.

                  23. O cachorro que falava inglês – a natureza e a expressão da
                        tristeza, depressão e melancolia na fase inicial da
                        adolescência.

                  24. Também vou à escola - narrativa sobre a inclusão,
                        diferenças, limites e superação pessoal.

                  25. A fonte de três pratos - narrativa sobre a construção da
                        história pessoal, individual, a partir do contexto familiar.

                  26. Tia Lu, minha tia sapequinha - relacionamento familiar,
                        diferenças, pequenos atritos, noções veladas sobre a
                        formação de laços dentro da família atual.

                  27. Pikuá Piracuca – narrativa sobre a chamada "loucura", a
                      “normalidade”, a exclusão, a violência que a indiferença
                       promove.

                  28. Miudinho - temática sobre a construção dos pares
                        verdade/mentira, o repasse dos axiomas, o aprendizado por
                        modelagem e exemplificação.

                  29. Arco-íris invisível - resiliência infantil, superação.

                  30. Mentira tem pernas curtas – contos infantis

                  31.  A menina e os animais – sobre os cuidados com os
                       animais, adoção e trabalho em comunidade.
                   
                  32. Armados para casar- contos para adolescentes/adultos.








                    

Ivane Laurete Perotti 
Proponente/Projeto Adote um Livro

Especialista em Metodologia e Prática da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela UNICAMP/SP, Mestre em Linguística pela UFSC/SC, Filósofa Clínica pelo Instituto Packter/RS e UFSJ/MG,  professora, terapeuta e palestrante. Publica no Varal do Brasil com âmbito no Brasil e Suíça, escreve no Jornal "O MATOSINHOS", entre outras publicações na área de literatura e Linguística.


                                              


Comentários

Postagens mais visitadas