PROJETO ADOTE UM LIVRO
PROJETO ADOTE UM
LIVRO / SÍNTESE
APRESENTAÇÃO
O PROJETO configura-se na escrituração
de 32 livros “tecidos” a partir de materiais vivenciados no universo social e
tem por objetivo a distribuição gratuita.
Mediante
seminários, oficinas e palestras PROPOSTAS e EXECUTADAS VOLUNTARIAMENTE junto às
escolas, os textos escritos pela proponente foram TRABALHADOS por alunos
matriculados na rede escolar do interior de Minas Gerais .
Apresenta-se o projeto na intenção de alcançar a editoração dos livros arrolados e sua DISTRIBUIÇÃO GRATUITA para a segunda edição, posto a primeira ter sido efetivada pela EDITORA SINGULAR e EDITORA SCORTECCI cujo lançamento se deu na BIENAL do Rio/2011, com custos próprios.
Em 2009, o PROJETO
ADOTE UM LIVRO foi APROVADO PELO MINC e SEEC/MG
para efetivação pela LEI DE INCENTIVO À CULTURA, processo nº.
014000.007014/08-70, PRONAC nº. 08 8014.
TODOS OS ORIGINAIS
FORAM REGISTRADOS JUNTO A FDA/RJ, conforme a legislação para registro de obras
inéditas.
SOBRE
A TIPOLOGIA DOS TEXTOS ESCRITOS:
* textos de estrutura narrativa, digressiva, descritiva, em prosa e
prosa poética;
* inclusão de temáticas mineiras, com
conceitos universais;
* temas sobre INSERÇÃO
(Síndrome de Down, retardo, cegueira, cadeirantes), PRECONCEITO RACIAL, ÉTICA,
FILOSOFIA, FENOMENOLOGIA, SUJEITAMENTO, CULTURA, SEMÂNTICA (Construção do
sentido), SOBRE ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE, HISTÓRIA, SINGULARIDADE, VIDA ESCOLAR,
TRADIÇÃO,...
* temas sobre o MEDO,
A MORTE, A TRISTEZA, A PERDA, AS FANTASIAS, HISTÓRIAS CONSTRUÍDAS, ARTESÃOS,
DOCEIRAS, GASTRONOMIA...
* temas sobre
LINGUAGEM, CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS, AMBIENTAÇÃO, MEMÓRIA, DIFERENÇAS, RELOCAÇÃO,
HISTÓRIAS MINEIRAS...
OBJETIVOS:
* FOMENTAR A LEITURA
ENQUANTO PROCESSO CONSTITUIDOR DO SUJEITO SOCIAL;
* PROMOVER A LEITURA
FILOSÓFICA, REFLEXIVA, DISCURSIVA, DIALÓGICA e ÉTICA DE TEMAS VOLTADOS PARA A
CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, DO CUIDADO AMBIENTAL, DA VALORIZAÇÃO DA CULTURA, DOS
COSTUMES, DAS TRADIÇÕES, DAS DIFERENÇAS;
* INTERAGIR COM
OUTROS ESTADOS BRASILEIROS EXPLORANDO A CULTURA E OS TEMAS REGIONAIS (contatos
feitos com RS, MT, BA, e Ceará), onde alguns originais já estão sendo lidos e
trabalhados por crianças da escola pública.
* ESTABELECER
INTERCÂMBIO COM OS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA... tanto em distribuição quanto
em produção de novas histórias relativas às culturas dos países em questão
(Portugal, Angola, Moçambique...) como uma sequência do PROJETO ORIGINAL.
* Através desta
Fundação , vir a distribuí-los gratuitamente, dando continuidade a outros temas
e investimentos escritos.
TÍTULOS DOS LIVROS E
TEMÁTICA:
1. Pão de Queijo e Café
Preto – construção de valores,
contexto, cultura, relação entre o “novo” e o “elemento
herdado” .
2. Laelia Purpurata
a fada
florista – uma noção sobre “ tipos” e formação
de preconceitos,
valores, convencimento, julgamento
social.
3. Maria Fumaça –
prosa poética cujo objeto é a Locomotiva
Maria Fumaça que é mantida em São João Del Rey.
4. O homem que perdeu o
sapato –temática sobre as perdas, a
morte, a singularidade, as histórias de cada
um.
Na visão de uma criança
vítima das chuvas.Texto narrativo.
6. O catador de latinhas
– temática sobre a formação dos
sentidos na linguagem e
na sociedade
7. Meu amor de profe,
meu primeiro amor – texto digressivo
sobre a visão infantil
da primeira escola
8. Tapetes de Rua -
cultura e costumes, construção dos
Tapetes de Rua durante
a Semana Santa, valorização do
meio ambiente,
reciclagem, criatividade.
9. Como o Mundo me
parece – fenomenologia, leitura de
mundo e observações sobre a construção das
“verdades”
pessoais.
10. Mãe! O espelho está me
copiando... - sobre os clichês e
formação de opiniões,
sobre a estereotipia infantil e as
relações com o
“diferente”, sobre a curiosidade infantil
11. Pelos trilhos do trem
- história e cultura envolvem as
noções de progresso,
avanço e harmonia entre o ontem e o
“hoje”. Ideias de
formação do cooperativismo.
12. Sapatilhas douradas
- depressão infantil e dança se
misturam em um universo
de superação e encontro com a
beleza estética e
subjetiva.
13. O monstro e a libélula-
sobre a formação dos medos na
infância.
14. Maria Cotovelo -
texto digressivo trata sobre as primeiras
impressões na criança.
15. Em uma terra com nome
de santo – cultura, gastronomia,
conceitos, valores, artesãos,
e formação de opinião.
16. Airam, minha avó Maria
- temática sobre a vida e a
participação das avós
na história infantil, valores que
englobam a ideia de
“velhice”, solidão e abandono.
construção de histórias, o ato de contar e o
“fazimento” de
universos paralelos no
mundo infantil, a independência em
fases de
crescimento, os medos criados e os medos reais.
do
menino mineiro.
19. O menino azul –
diferenças, “síndrome de down”, formação
de valores, inserção
social, e a construção dos “falatórios”.
20. O vendedor de palavras
- narrativa sobre o
"agenciamento"
das palavras e a
formação dos sentidos em contexto árido
21. Jô, o caranguejo.
Aventuras de um
caranguejo macho- meio ambiente,
natureza, ecologia,
marezeiros, a cata do caranguejo, a luta
pela sobrevivência.
22. Cida, a lagartixa Aparecida
– temática sobre as lagartixas e
suas impressões no
contexto humano. Relações de medo,
interação, metáforas
sobre formação do sujeito social,
político e
interativo.
23. O cachorro que falava
inglês – a natureza e a expressão da
tristeza, depressão e
melancolia na fase inicial da
adolescência.
24. Também vou à escola - narrativa
sobre a inclusão,
diferenças, limites e
superação pessoal.
história pessoal,
individual, a partir do contexto familiar.
26. Tia Lu, minha tia
sapequinha - relacionamento familiar,
diferenças, pequenos
atritos, noções veladas sobre a
formação de laços
dentro da família atual.
27. Pikuá Piracuca –
narrativa sobre a chamada "loucura", a
“normalidade”, a
exclusão, a violência que a indiferença
promove.
28. Miudinho -
temática sobre a construção dos pares
verdade/mentira, o
repasse dos axiomas, o aprendizado por
modelagem e
exemplificação.
29. Arco-íris invisível - resiliência
infantil, superação.
30. Mentira tem pernas
curtas – contos infantis
31. A menina e os animais – sobre os
cuidados com os
animais, adoção e
trabalho em comunidade.
32. Armados para casar-
contos para adolescentes/adultos.
Ivane Laurete Perotti
Proponente/Projeto Adote
um Livro
Especialista em
Metodologia e Prática da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela
UNICAMP/SP, Mestre em Linguística pela UFSC/SC, Filósofa Clínica pelo Instituto
Packter/RS e UFSJ/MG, professora, terapeuta e palestrante. Publica
no Varal do Brasil com âmbito no
Brasil e Suíça, escreve no Jornal "O MATOSINHOS", entre outras
publicações na área de literatura e Linguística.
Comentários
Postar um comentário