DES/CONTAR



BRUMAS PEDAGÓGICAS – parte I
- pedaços de histórias descontadas -

_ Profe! Conta uma história?
_ ...
_ Pró!? Conta!
_ Vai... só hoje! Vai!
_ Por favor! Conta!
_ Isso! Conta!
_ Certo! Conto uma história, desde que seja baseada em fatos reais.
_ Ah! Não!
_ Nem!
_ Di rocha, psora! Conta uma história que não seja de verdade. A gente qué discansá da vida. Conta!
_ De verdade, vocês conhecem mais histórias do que eu. Alguém poderia contar alguma. Hum?
_ Não! As que nós conhecemos estão proibidas, esqueceu? Dãã!
_...
_ Fale isso de novo e eu vô filmá você, professora. Não pode! Esqueceu?
_ ...
_ Inventa uma história! Inventa...
_ É! Inventa aí, mas não pode ter lobos, coelhos, rainhas más, princesas boazinhas e homens bobos.
_ É o contrário, sua besta!
_ Profe... ela me chamou de besta! Sou um menino! Besta é ela. É ela!
_ Basta! Devo retomar o estudo sobre a flexão dos... em gênero e número nos...
_ Nos? Nos? Fala aí, pró... vamo vê se você é peituda!
_ Estou retomando o estudo dos substantivos, vamos para a página...
_ E não é que ela é? Acabou de convidar a gente para ir junto.
_ Vambora filmá!
_ Fala de novo, professora. Fala aí!
_ Bom, parece-me que...
_ Ela não tem certeza! Cumé qui podi? Diz aí, pró!
_ Atenção, sexto ano! Atenção ao conteúdo!
_ Qui conteúdo?
_ Vocês pediram para eu contar uma história... estamos estudando os substantivos!
_ Ah! Tá suavi! Vai lá, pró!
_ Eu...
_ Esse negócio de subis.. subistan... tá meio esquisito. Melhó voltá logo para a história.
_ Sexto ano! Como posso “voltar” se ainda não “fui”? Olhem só...
_ Ih! Pirô!
_ Ó profe! Se acalme-se consigo mesma... respira fundo e...
_ Não dá ideia, mano! Vai que ela...
_ Vamos retornar ao texto!
_ Texto?
_ Nós não viu o texto, pró!
_ Vocês não querem uma história? Irei contar. É uma história criada por mim e tem muitos substantivos concretos como exemplo.
_ Hum! Isso não tá cherano bem!
_ Liga a câmera, liga...
_ A história começa em um lugar muito agradável. Bonito, para dizer a verdade. Montanhas não muito altas podem ser vistas de longe; plantas de vários tipos, flores vistosas e pessoas felizes. Os moradores desse lugar podem escolher o que desejam ser e não há impedimentos para a sua formação. As crianças brincam em frente às casas em plena segurança. Os moradores mais antigos dizem que o lugar é o resultado de muitos anos de dedicação e políticas de incentivo ao...
_ Pode pará aí mesmo, fessora!
_ ... eu só estou começando! É uma história ficcional e...
_ Que não é de verdade a gente já entendeu. Agora, colocá política no meio da história?
_ Não, vocês não entenderam. Deixem-me avançar.
_ Nunca! Aqui é uma iscola!
_ Por isso mesmo!
_ Ó profe! Di boa, tá na hora de você se atualizá, né!?
_ ...

Ivane Laurete Perotti



http://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/

Postagens mais visitadas