DES/CONTAR
BRUMAS
PEDAGÓGICAS – parte I
-
pedaços de histórias descontadas -
_ Profe! Conta
uma história?
_ ...
_ Pró!? Conta!
_ Vai... só
hoje! Vai!
_ Por favor!
Conta!
_ Isso! Conta!
_ Certo! Conto
uma história, desde que seja baseada em fatos reais.
_ Ah! Não!
_ Nem!
_ Di rocha, psora! Conta uma história que não seja de verdade. A gente qué discansá da vida. Conta!
_ De verdade,
vocês conhecem mais histórias do que eu. Alguém poderia contar alguma. Hum?
_ Não! As que
nós conhecemos estão proibidas, esqueceu? Dãã!
_...
_ Fale isso de
novo e eu vô filmá você, professora.
Não pode! Esqueceu?
_ ...
_ Inventa uma
história! Inventa...
_ É! Inventa aí,
mas não pode ter lobos, coelhos, rainhas más, princesas boazinhas e homens
bobos.
_ É o contrário,
sua besta!
_ Profe... ela
me chamou de besta! Sou um menino! Besta é ela. É ela!
_ Basta! Devo
retomar o estudo sobre a flexão dos... em gênero e número nos...
_ Nos? Nos? Fala
aí, pró... vamo vê se você é peituda!
_ Estou
retomando o estudo dos substantivos, vamos para a página...
_ E não é que
ela é? Acabou de convidar a gente para ir junto.
_ Vambora filmá!
_ Fala de novo,
professora. Fala aí!
_ Bom, parece-me
que...
_ Ela não tem
certeza! Cumé qui podi? Diz aí, pró!
_ Atenção, sexto
ano! Atenção ao conteúdo!
_ Qui conteúdo?
_ Vocês pediram
para eu contar uma história... estamos estudando os substantivos!
_ Ah! Tá suavi! Vai lá, pró!
_ Eu...
_ Esse negócio
de subis.. subistan... tá meio esquisito. Melhó
voltá logo para a história.
_ Sexto ano!
Como posso “voltar” se ainda não “fui”? Olhem só...
_ Ih! Pirô!
_ Ó profe! Se acalme-se consigo mesma... respira
fundo e...
_ Não dá ideia,
mano! Vai que ela...
_ Vamos retornar
ao texto!
_ Texto?
_ Nós não viu o texto, pró!
_ Vocês não
querem uma história? Irei contar. É uma história criada por mim e tem muitos
substantivos concretos como exemplo.
_ Hum! Isso não
tá cherano bem!
_ Liga a câmera,
liga...
_ A história
começa em um lugar muito agradável. Bonito, para dizer a verdade. Montanhas não
muito altas podem ser vistas de longe; plantas de vários tipos, flores vistosas
e pessoas felizes. Os moradores desse lugar podem escolher o que desejam ser e
não há impedimentos para a sua formação. As crianças brincam em frente às casas
em plena segurança. Os moradores mais antigos dizem que o lugar é o resultado
de muitos anos de dedicação e políticas de incentivo ao...
_ Pode pará aí mesmo, fessora!
_ ... eu só
estou começando! É uma história ficcional e...
_ Que não é de
verdade a gente já entendeu. Agora, colocá
política no meio da história?
_ Não, vocês não
entenderam. Deixem-me avançar.
_ Nunca! Aqui é
uma iscola!
_ Por isso
mesmo!
_ Ó profe! Di boa, tá na hora de você se atualizá, né!?
_ ...
Ivane Laurete
Perotti
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