ESCREVENDO CONVERSAS: as múltiplas leituras e ações do ensino e da aprendizagem lúdica na interação entre alunos da UEMG e da Escola Estadual
Anita Brina Brandão


No dia 03 de julho deste ano, o espaço pedagógico da Escola Estadual Anita Brina Brandão promoveu um encontro de excelência na troca de experiência entre acadêmicos do Núcleo Formativo 6º A, Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, da Universidade do Estado de Minas Gerais e alunos da Educação Básica, do 9º ano ao Ensino Médio, na segunda fase de desenvolvimento de atividades que englobaram ações de produção de leituras integradas. O projeto tem início no movimento criado na escrita de cartas entre acadêmicos e alunos da EEABB, durante as aula de Língua Portuguesa do Brasil, no Curso de Pedagogia, cuja ementa trata do estudo da leitura e formação de leitores.
Foto A: acadêmicos organizando as cartas escritas para alunos do EM.

Fonte: arquivos do projeto
Foto B: alunos recebendo as cartas dos acadêmicos de pedagogia:
                    
Fonte: arquivos do projeto.

Assumindo o conceito de educação vivenciada, aprendentes, professores e funcionários envolveram-se em oficinas lúdicas, poéticas, de apoio à sustentabilidade, ao meio ambiente, à cultura do hip hop, à literatura musicada – batalha de MCs sobre as profissões -, à rádio e à locução, ao movimento do corpo, às histórias contadas, à confecção de tranças, à leitura em biblioteca móvel, às brincadeiras africanas, à confecção de bonecas Abaiomy e sua referência para as narrativas históricas.
            REGISTROS DAS OFICINAS NA SEGUNDA FASE:

Foto 1: alunos da Escola Estdual Anita Brina Brandão, acadêmicos da UEMG e MCs do
Grupo Nu Trilhar, no auditório da Escola, após a segunda batalha com temática destinada às Profissões – Projeto MCs nas Escolas de BH.


Fonte: arquivos de fotos do projeto.

Foto 2: momento da Batalha das Profissões, quando alunos e MCs interagem acerca do significado das profissões no mercado de trabalho.
                   
Fonte: arquivos de fotos do projeto.


Na oficina de Leitura e Contação de Histórias, uma biblioteca solidária promoveu  a leitura e o registro de convites para outras parcerias, estabelecendo a troça e a doação de livros entre os alunos da Escola Anita Brina Brandão.
Foto 3: alunas do NF VI A - UEMG/CBH preparando-se para receber os alunos
do Anita Brina Brandão.


Fonte: arquivo de fotos do projeto.

Foto 4: obras em leitura orientada – mediação das leituras

                    
Fonte: arquivo de fotos do projeto.

Na história das bonecas Abaiomy, a integração das práticas do artesanato.
Foto 5: confecção de bonecas e estudo de sua história durante o período da escravatura.

Fonte: arquivo de fotos do projeto.


Para conhecer a história de outras culturas, a troca de saberes reuniu conhecimento, respeito às diversidades, reutilização de materiais recicláveis e criatividade.

Foto 6: outro momento da confecção de Abaiomy, com restos de tecidos arrecadados em conjunto pelos alunos
                    
. Fonte: arquivo de fotos do projeto.

           A oficina de terraria ou terrário considerou lúdico, saudável, prático e importante aprender a sobre a importância do equilíbrio em um ecossistema completo: suculentas foram plantadas em vidros reciclados e outra vez arrecadados pelos participantes, como forma de instigar as ações em favor do meio ambiente. 
Abaixo, momento em que se alunos, professores e funcionários organizam o plantio em recipientes de vidro, destacando o equilíbrio dos componentes, e a atenção à responsabilidade para com a manutenção do terrário.

Foto 9: outro momento da oficina.
   
Fonte: arquivos de fotos do projeto.


 Na oficina de confecção de tranças, o aprendizado estético e o respeito ao legado de um povo. Na herança cultural, os saberes intercruzam-se e somam ações sociais.
Foto 10: alunos envolvidos na aprendizagem do “fazer” tranças.

Fonte: arquivo do projeto.
A oficina de rádio e locução contou com o formato pod cast, gerando diálogos e entrevistas sobre o espaço da escola na vida dos alunos. Os estudantes do Anita aderiram ao chamado para a conversa na estrutura da mídia radiofônica. 
Foto nº 11: alunos que participaram da oficina em rádio e locução.

Fonte: arquivo do projeto.
A direção da Escola Anita Brandão recebeu os futuros pedagogos da UEMG com destacado cuidado e atenção, marcando a acolhida com o destaque que sempre oferece aos projetos que abarça.
Foto 12: momento de recepção calorosa dos acadêmicos na sala de professores
da EEABB.

Fonte: arquivo do projeto.
Este projeto caracterizou a segunda fase de projeto anterior que envolveu a troca de cartas – autorizadas pelos responsáveis – entre alunos do 1º ano do Ensino Médio e a turma 6º A, Curso de Pedagogia/UEMG/CBH, além da visitação de alunos da Escola à sede da FaE/UEMG, durante o evento “Reflexões sobre as ações do Pedagogo”, em 23 de maio deste ano. O relatório destas atividades faz um agradecimento especial à Escola Estadual Anita Brina Brandão, à Diretora Vanilde Dias, à Vice-diretora Taíse Linhares e às Professoras Tailaine Cristina de Souza, professora de Biologia e Professora Jéssica Dream, professora de Artes, diante do apoio, da parceria e envolvimento ímpar durante todo o projeto. Quando a escola forma equipes de trabalho, a educação torna-se viável. 
Ainda, o agradecimento à parceria carinhosa dos professores do Núcleo Formativo VI A, da FaE/ UEMG na segunda fase do projeto. 
A publicação destes eventos estará em divulgação através de artigo na  Revista Brasileira de Educação Básica- UFMG, Jornal Pensar e Educação – FaE/UFMG, CENC-Centro de divulgação de Ensino da UEMG/FaE/CBH e Revista de Educação da Fae/UEMG.
Ivane Perotti 

Professora de Língua Portuguesa na Universidade do Estado de Minas Gerais
Profª de Língua Portuguesa e Literatura na Escola Estadual Anita Brina Brandão Coordenadora do Projeto

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