ESCREVENDO CONVERSAS:
as múltiplas leituras e ações do ensino e da aprendizagem lúdica na interação
entre alunos da UEMG e da Escola Estadual
Anita Brina Brandão
No dia 03 de
julho deste ano, o espaço pedagógico da Escola Estadual Anita Brina Brandão
promoveu um encontro de excelência na troca de experiência entre acadêmicos do
Núcleo Formativo 6º A, Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, da
Universidade do Estado de Minas Gerais e alunos da Educação Básica, do 9º ano
ao Ensino Médio, na segunda fase de desenvolvimento de atividades que
englobaram ações de produção de leituras integradas. O projeto tem início no
movimento criado na escrita de cartas entre acadêmicos e alunos da EEABB,
durante as aula de Língua Portuguesa do Brasil, no Curso de Pedagogia, cuja
ementa trata do estudo da leitura e formação de leitores.
Foto A: acadêmicos organizando as
cartas escritas para alunos do EM.
Fonte: arquivos do projeto
Foto B: alunos recebendo as
cartas dos acadêmicos de pedagogia:
Fonte: arquivos do projeto.
Assumindo o
conceito de educação vivenciada, aprendentes, professores e funcionários
envolveram-se em oficinas lúdicas, poéticas, de apoio à sustentabilidade, ao
meio ambiente, à cultura do hip hop, à literatura musicada – batalha de MCs
sobre as profissões -, à rádio e à locução, ao movimento do corpo, às histórias
contadas, à confecção de tranças, à leitura em biblioteca móvel, às
brincadeiras africanas, à confecção de bonecas Abaiomy e sua referência para as
narrativas históricas.
REGISTROS DAS
OFICINAS NA SEGUNDA FASE:
Foto 1: alunos da Escola Estdual
Anita Brina Brandão, acadêmicos da UEMG e MCs do
Grupo
Nu Trilhar, no auditório da Escola,
após a segunda batalha com temática destinada às Profissões – Projeto MCs nas
Escolas de BH.
Fonte: arquivos de fotos do
projeto.
Foto
2: momento da Batalha das Profissões, quando alunos e MCs interagem acerca do
significado das profissões no mercado de trabalho.
Fonte: arquivos de fotos do
projeto.
Na oficina de
Leitura e Contação de Histórias, uma biblioteca solidária promoveu a leitura e o registro de convites para
outras parcerias, estabelecendo a troça e a doação de livros entre os alunos da
Escola Anita Brina Brandão.
Foto 3: alunas do NF VI A -
UEMG/CBH preparando-se para receber os alunos
do Anita Brina Brandão.
Fonte: arquivo de fotos do
projeto.
Foto 4: obras em leitura orientada – mediação das
leituras
Fonte: arquivo de fotos do
projeto.
Na história das bonecas
Abaiomy, a integração das práticas do artesanato.
Foto 5:
confecção de bonecas e estudo de sua história durante o período da escravatura.
Fonte: arquivo de fotos do
projeto.
Para conhecer a história de outras
culturas, a troca de saberes reuniu conhecimento, respeito às diversidades,
reutilização de materiais recicláveis e criatividade.
Foto 6:
outro momento da confecção de Abaiomy, com restos de tecidos arrecadados em
conjunto pelos alunos
. Fonte: arquivo de fotos do
projeto.
A oficina de terraria ou terrário
considerou lúdico, saudável, prático e importante aprender a sobre a
importância do equilíbrio em um ecossistema completo: suculentas foram
plantadas em vidros reciclados e outra vez arrecadados pelos participantes,
como forma de instigar as ações em favor do meio ambiente.
Abaixo, momento
em que se alunos, professores e funcionários organizam o plantio em recipientes
de vidro, destacando o equilíbrio dos componentes, e a atenção à
responsabilidade para com a manutenção do terrário.
Foto 9: outro momento
da oficina.
Fonte: arquivos de fotos do
projeto.
Na oficina de confecção de tranças, o
aprendizado estético e o respeito ao legado de um povo. Na herança cultural, os
saberes intercruzam-se e somam ações sociais.
Foto 10: alunos
envolvidos na aprendizagem do “fazer” tranças.
Fonte: arquivo do projeto.
A oficina de
rádio e locução contou com o formato pod
cast, gerando diálogos e entrevistas sobre o espaço da escola na vida dos
alunos. Os estudantes do Anita aderiram ao chamado para a conversa na estrutura
da mídia radiofônica.
Foto nº 11: alunos que
participaram da oficina em rádio e locução.
Fonte: arquivo do projeto.
A direção da
Escola Anita Brandão recebeu os futuros pedagogos da UEMG com destacado cuidado
e atenção, marcando a acolhida com o destaque que sempre oferece aos projetos
que abarça.
Foto
12: momento de recepção calorosa dos acadêmicos na sala de professores
da EEABB.
Fonte: arquivo do projeto.
Este projeto
caracterizou a segunda fase de projeto anterior que envolveu a troca de cartas
– autorizadas pelos responsáveis – entre alunos do 1º ano do Ensino Médio e a
turma 6º A, Curso de Pedagogia/UEMG/CBH, além da visitação de alunos da Escola
à sede da FaE/UEMG, durante o evento “Reflexões sobre as ações do Pedagogo”, em
23 de maio deste ano. O
relatório destas atividades faz um agradecimento especial à Escola Estadual Anita Brina Brandão, à Diretora Vanilde Dias, à
Vice-diretora Taíse Linhares e às Professoras
Tailaine Cristina de Souza, professora de Biologia e Professora Jéssica Dream,
professora de Artes, diante do apoio, da parceria e envolvimento ímpar durante
todo o projeto. Quando a escola forma equipes de trabalho, a educação torna-se
viável.
Ainda, o agradecimento à parceria carinhosa dos professores do Núcleo
Formativo VI A, da FaE/ UEMG na segunda fase do projeto.
A publicação destes
eventos estará em divulgação através de artigo na Revista Brasileira de Educação Básica- UFMG,
Jornal Pensar e Educação – FaE/UFMG, CENC-Centro de divulgação de Ensino da
UEMG/FaE/CBH e Revista de Educação da Fae/UEMG.
Ivane Perotti
Professora de
Língua Portuguesa na Universidade do Estado de Minas Gerais
Profª de
Língua Portuguesa e Literatura na Escola Estadual Anita Brina Brandão
Coordenadora do Projeto