CONTO: BARCO À VELA
CONTO:
BARCO À VELA
BARCO À VELA
Pela
borda esquerda da tela envelhecida saltava a ponta de uma corda. Ponta desfiada
pelo uso; os nós desfeitos apagavam as linhas do antigo contorno. Intangível
estava ela, a corda pendente para fora do quadro como se uma língua de fogo
brando lambesse o outro lado da realidade. Um quadro sobre a cômoda empoeirada.
Do tampo de madeira apontavam os bicos do guardanapo branco feito de bilros,
antiga técnica de bruxaria em laço e linha tramada por mãos de intenções
puídas. Puídas eram as lembranças que a corda esticava por sobre o lado
esquerdo do barco. A vela em riste mantinha a altivez da antiga nobreza e
estufava-se com o vento que soprava da terra para o mar. O sol dava notas de
seu fascínio e lambia suavemente o dorso das ondas salgadas. Erguiam-se
respingos pelo espaço em óleo e nada mais se via além do barco tremeluzindo ao
sabor do próprio destino. Barco à vela, barco movido pelo desejo livre de
cortar a água vidracenta.
No quadro, a
corda encobria a ilusão de uma figura ativa. Alguém segurava o leme. Alguém
protagonizava o desejo de ir e ir e ir. Esquerda e direita. À bombordo e à
estibordo. A cana do leme dançava movida por mãos invisíveis. Mãos que poderiam
estar em qualquer lugar naquele momento. Mãos de alguém que tomara posse de sua
vida destituída de tramas e dramas. Sem dramas, sem quadros recortados para a
eternidade dos momentos simples. Sem tramas para servir de consolo diante da
corda que espreitava pela borda do velho quadro.
Os bilros
gastos nas pontas do guardanapo denunciavam o tempo de comiseração. Tempo que
se desfazia no trajeto das espumas carregadas pelo mar. Espumas infantis
acariciavam a praia. Carícias fugazes, rápidas, traiçoeiras. Chegavam com
intensidade diferente, sempre a gosto e mando dele, o senhor das profundezas
abissais. As mesmas espumas que cortavam as lembranças construídas em castelos
de areia e pedras movediças. Movera-se pela vida desfiando as contas indevidas.
Só o barco acompanhava com sofreguidão os inconfessáveis desejos de navegar sem
rumo. O barco e aquela figura que era um e outro à medida que os anos
amadureciam sua vontade. Nenhum rosto em particular. Muitos rostos sem nome.
Outros nomes cujos rostos não desejava lembrar.
O sol pendia
sobre as ondas e não reclamava mais espaço: tinha-o por seu em total
dependência. O mar e o firmamento beijavam-se na ponta do barco que cruzava a
linha traçada pelas cores refletidas. Beijavam-se exalando o gosto da
travessura. Roubavam-lhe os beijos
jamais tidos. Beijavam-se diante dela em cúmplice harmonia. Elisa mordia os
dedos nervosos. Os lábios, cansados de esperar pelo derradeiro momento da
vitória partiam-se em desigual alinhamento. Finos, secos, contritos. Lábios
quebrados pelas lufadas que estufavam a vela. Pálidos lábios diante do barco
que cortava o vento empinando a proa. Da popa para a proa o barco à vela perdia
peso. Subia em direção ao vácuo dos beijos intermináveis. Mordiscava o céu e
afagava o mar. A poesia não velejava sozinha. Elisa embalava o corpo magro nas
ondas contorcendo-se em igual sinfonia. Subia o peito arfante. Balançava os
braços em torno do corpo empertigado. Pernas fletidas. Olhos pregados no
horizonte contínuo. Cabelos enroscando-se no rosto suado.
O barco
seguia cortando o mar. Marolas beliscavam o casco e roubavam um sorriso reto
dos lábios de Elisa. Pequenas marolas formavam espuma que ela via subir em
forma de bolhas translúcidas. Um canudinho soprando a água salgada. Um
canudinho para a festa vazia de outros rostos. Bolinhas subiam em diferentes
tamanhos pela borda do barco e alojavam-se no colo de Elisa. Outro sorriso em
linha aberta.
Um nome
apagava-se na lateral do barco. Um nome que ela jamais conseguira ler. Era um
nome feminino, poderia jurar. Mas não o lia, apenas via suas letras apagando-se
ao longe como se guardassem um segredo para sempre inconfesso. Barcos carregam
segredos, independente das dimensões de seu casco. Todos os barcos são
construídos a partir de segredos e vontades que fermentam as mãos que lhes dão
forma. Mãos grandes e poderosas estabelecem medidas, cortam madeira, costuram
as velas, apoderam-se dos mastros nus. Mastros sem velas permanecem nus e frios
como se lhes faltasse a roupa a cobrir o corpo. Ou as partes. As vergonhas.
Elisa cedia ao peso das imagens que fluíam e sentia-se enrubescer diante delas.
Barcos à vela são poderosos. Perigosos, inevitavelmente perigosos.
Uma onda
maior ameaça sair dos limites do quadro. Tomba por sobre a tela espreitando
estourar fora dela. É uma onda surpresa, densa, escura, surge das profundezas
oceano e ameaça o frágil barco. Elisa recolhe-se ao seguro lugar de sua
cadeira. Assustada, ofegante, arrependida, volta as mãos frias para a vela que
segura. Cândida vela feita de cera quente, amarelada pelo tempo de manipulação,
arranhada pelas horas de medo e agonia. Vela sem pavio. Intocada pelo fogo que
ardia dentro dela e esperava o momento oportuno para fazer-se crescer em chama
longilínea. Uma cruz invisível atravessa-a do alto da cabeça ao peito passando
de um ombro a outro. Elisa sabe que foi longe demais. Longe demais. O barco a
impele. Empurra. Desestabiliza. Sucumbe diante do que não vê e acredita estar à
frente, sempre à frente. Haveria uma praia, ou uma ilha, ou simplesmente a
vastidão do oceano. Ondas maiores subiriam em concha diante dos olhos do
marinheiro sem face. O barco deslizaria sobre elas sem se deixar engolir. Era
assim com os barcos à vela: indigestos. Faziam-se indigestos para a gulodice do
oceano faminto e traiçoeiro. Em praias desertas alguém estaria esperando.
Esperando o barco atracar suavemente. As pegadas na areia mostrariam os passos
ligados pelo abraço dos dois corpos molhados. Sumiriam em direção às rochas
aconchegantes. Rolariam juntos diante do sol embevecido. Espiariam o barco
quieto, silencioso que aguardaria sem reclamar o momento de voltar. Voltar era
uma obrigação. Ou não! Quando duas vontades somam uma vontade, a vontade formada
pelas duas é mais forte. Pode subir as rochas aconchegantes e plantar-se onde
bem desejar. Pode carregar o barco à vela para a areia seca e enrolar a vela
com cuidado de especialista. Basta ser uma vontade clara e vinda da soma de
outra vontade. Assim se fazem histórias sem surpresas onde os finais felizes
começam no início e escondem-se no fundo dos barcos feitos à mão. Conhecia
muitas delas e outras tantas que grudara nas partes secas do quadro. O mar não
sabia guardar segredo. Vomitava em ondas a verdade das histórias feitas das
vontades somadas. O mar sentia ciúme dos barcos que navegavam com velas e nomes
apagados. Espumava. Agitava-se. Sabia reconhecer a fúria do mar ciumento. Temia
sua força iracunda. Elisa cuidava para esconder seus desejos de mulher em
lugares inalcançáveis. Só o barco conhecia os caminhos de suas vontades
singulares. Vontades que aguardavam a hora de somar-se a outras vontades.
Uma corrente
de ar frio, despido de boas maneiras, invade o quarto. O mar ouvira seus
pensamentos. Arrepia-se. Encolhe-se. A coluna verga-se sob o peso do medo involuntário.
Treme. Agarra-se à vela de cera entre os dedos apertados. Dedos magros, quase
esqueléticos. Dedos de menina doente. Dedos de Elisa.
Da cômoda, o barco à vela espia a triste cena.
Solta a corda que prende o mastro e sinaliza para a menina sentada na cadeira
de rodas. A menina que passa os dias de sua vida diante dele, dia após dia, ano
após ano, envelhecendo sozinha em frente ao quadro pintado a óleo.
A cômoda
gasta adquire proporções sombrias. Apagam-se as espumas formadas pelos vômitos
do mar. As marolas murcham, as ondas cessam a dança; lambem-se chorosas diante
da dor que penetra o quarto escuro. A proa do barco dobra-se tangida pelo abismo que agora a separa da
velha menina.
Elisa
recolhe-se ao casulo que a envolve. Lentamente, seus olhos desbotam-se e
escondem a vida por trás deles.
Nas mãos,
espasmos retêm a cera da vela antiga. Vela sem pavio. Apagada e lisa, vela
amarelada pelo tempo.
A corda pende acabrunhada para fora do
quadro. A ponta desfiada balança no silêncio que encobre Elisa.
O barco à
vela interrompe o curso. Só o tempo dirá sobre sua próxima viagem. Sem Elisa, o
mar perde a força e os limites da grande obra recolhem-se como sinos tombados.
Elisa não
sabe, mas sua vontade soma-se a muitas vontades e na lua certa, a maré invadirá
seu quarto outra vez mais, empurrando-a para fora e para cima. Na lua certa.
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