AFETO? POR ONDE ANDA?

NA PRIVATIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS, O AFETO PASSA LONGE?

                                                      "Penso em ficar só, mas minha natureza pede
                                                        diálogo e afeto."
                                                          Lya Luft

                               As práticas da economia em tempos de globalização impõem ações que viabilizem rendimentos imediatos, características latentes do competitivo mundo contemporâneo. Do coletivo ao particular, chávenas de ideias travestidas em conceitos mediam as relações, capitalizando-as em investimentos com maior ou menor rentabilidade. Onde entram os sentimentos? Não entram! Quanto mais impessoais e alheados os jogos de poder e render, mais otimizadas as razões para empreendê-los.
                                  A isonomia estéril não fecunda a justiça no intercâmbio das trocas sociais. Aprende-se desde cedo a reconhecer no campo dos sentimentos uma herança onerosa, cuja aplicabilidade deve-se ao domínio dos bens inúteis e de nula lucratividade. Aos sensíveis, a carteira dos fracassos, as probabilidades de baixo êxito e as cartilhas de aprendizado rápido: “sorria e deixe o quê realmente sente e pensa para quando fechar a porta de seu próprio quarto.” Quanto menor o sentimento envolvido, maior a capacidade de negociação isenta de culpabilidade. Sim! A culpa credita-se aos de baixo tônus empreendedor. Os impassíveis podem vir a vender a própria mãe, a fustigar os já miseráveis, a derrubar uma floresta, a edificar sobre as flores silvestres, a poluir os rios, a apedrejar os vira-latas e provar o exagero nestas frases de retórica duvidosa. Podem. Com clareza inatacável: podem! Pois na convergência da indecente escalada da privatização dos sentimentos humanos, ganha mais quem sabe esconder melhor o que lhe vai n’alma. Alguma validade no trocadilho barato? De óculos escuros, os olhos da já vendada Deusa Têmis sufocam no quinhão dos conselhos que não deitará aos pés de nenhum Zeus. No Olimpo de nossos dias, o círculo dos sentidos contidos na balança dos sentimentos vencidos (... a emenda sonora dos particípios escolhidos neste sintagma esdrúxulo é propositadamente paralela à ironia implicada), fenece tristemente. Mostrar afeto transformou-se em uma deficiência de postura e envergadura ( o desejo inóspito de rimar esta última palavra...foi impedido pelo lugar do texto. Pena!) e pode afetar-nos bem mais do que entenderam Spinoza, Deleuze e Guattari.  Se o afeto nos afeta na alma e no corpo, para os pensadores é um sentimento criado entre seres vivos e dos vivos para com os inanimados que constrói mudanças, motivações, emoções, expectativas. O quê nos move? O afeto camuflado em impessoalidade e distanciamento continua latente? Sentimos afeto e o escondemos diante de situações que nos expõem? Elitizamos o sentimento? Economizamos nas doses sociais?
                                       Hoje eu vi um cachorro de rua ser apedrejado por algumas crianças acompanhadas por um adulto masculino. Esforço-me para encontrar uma forma mais impessoal de descrever a cena. Um homem e algumas crianças? Alguns seres humanos? Não consigo. Sou incapaz de esconder a emoção que me chega à garganta e espeta os olhos. Sou absolutamente incapaz de deixar meus sentimentos para a hora em que chegar ao meu quarto. Dois problemas: voltei para casa a pé, uma vez que o carro no qual estava não era o meu. E voltei sozinha! Não! O cachorro me seguiu após a intervenção. Voltei extremamente bem acompanhada depois de ouvir que além de eu ser emotiva, era sensível demais e “aquele” era apenas um cachorro. Coisas mais sérias estão acontecendo no mundo, segundo o meu interlocutor. Coisas muito sérias estão acontecendo no mundo!
                                     Caminhei agradecendo ao cachorro desnutrido e machucado a possibilidade de conhecimento oferecida de modo tão singular. Quero acreditar que ele me entendeu! Coisas muito sérias estão acontecendo no mundo!
                                              
                             


             

Comentários

Postagens mais visitadas