ODE SEM ESTROFES

UMA ODE SILENCIOSA AO EFEITO INFESTO DA DESEDUCAÇÃO

                                                                              “Se você quer civilizar um homem,
                                                                                comece pela avó dele.”
                                                                                 Victor Hugo

                                De tempos em tempos, as palavras sobem ao patamar dos modismos e repetem-se de boca em boca sem produzir mais do que as plosões fonéticas decorrentes das junções vocálicas e consonantais em um único campo de força. REVITALIZAÇÃO é o termo da vez. Mas contrariando o espectro de sua natureza sintática, pouco promove do que indica. Revitalizar é insuflar nova vida, nova energia, o mesmo que revivificar, revigorar, revivescer: diferente de maquilar, mascarar, disfarçar, esconder, disfarçar as imperfeições.
                                Andamos de quatro! Nos quatro apoios que a natureza favorece ao desenvolvimento do equilíbrio ereto e que deveria ter sido superado na primeira fase da evolução. Sigmund Freud, há bem mais de um século, presenteou as escolas humanistas com as evidências de uma capacidade ímpar ao ser social: DENEGAÇÃO. Recusar, negar é também uma forma de confrontar. Olhar o mundo de frente e denegá-lo pode servir a vários propósitos; do particular ao coletivo, esbaldamo-nos descobrindo como e quando manter em pé a triste lona circense dos disfarces politicamente corretos.
                               Vamos revitalizar a cidade nua, as ruas desdentadas, as lagoas afogadas, o asfalto que beira os buracos da pavimentação, as praças despidas, o desarranjo das convenções de trânsito, as doenças letais da saúde pública, as escolas esquecidas... vamos revitalizar a civilização! Grande medida! Projeto para muitas gerações, ou pelo menos, para as gerações que sobreviverem aos partos nos corredores das maternidades fechadas.
                                Revitalizar o quê? De dentro para fora, a maquilagem não faz efeito. Sob o calor do espírito, da consciência e da vontade, os disfarces não logram efeito. Revigorar a consciência gera trabalho de enxada e este, com certeza, não está ao alcance de todos. Poucos braços se colocam embaixo do sol sem preconizar um grande lucro. Os interesses pessoais mascarados em proeminentes projetos sociais custeiam a corrupção de valores e a já parca humanidade do homo sapiens. Homo sapiens... homo sapientia... homo sapo... Que os pobres trocadilhos não exponham a minha fragilidade de alma, nem ofendam a etimologia dos saponáceos e menos ainda dos batráquios. Não vivemos uma fábula, pois não há moral que sobreviva à repetição recorrente de erros grosseiros e violentos em nome do hedonismo incurável.
                           O teor drástico do texto é aparente: maquilagem para a che paura traduzida do italiano comum. Que medo! Sim! Medo de perder o movimento da revitalização dos passos que ainda corroam a consciência desperta! Estar consciente gera dor, suor, frustração, medo e esperança. O resto vem a cavalo, ou fica para as próximas cenas da novela política. A soma dos sentimentos deveria mover-nos para fora da lagoa, mas enquanto a drenagem se faz necessária, há de se entender que as atitudes individuais  não prescindem de uma escola para a vida.
                            É possível REVITALIZAR o quê ainda não aconteceu?
                                                            “Iniciativa é fazermos o que está certo sem ser
                                                             preciso que alguém nos diga para fazermos tal.”

                                                                 Victor Hugo

Comentários

Postagens mais visitadas