II PARTE
Continuação de: A menina e os animais

  _ Pois eu acho que ela deve estar passando muito frio onde quer que ela esteja!

                    _ Eu lhe garanto que ela não está precisando de todos esses pelos, mas...

                    _ Você não pode ter certeza disso, não é, vovô?

                    _ Não, dessa certeza da qual você está falando, não!

                   _ Então...



                   _ Eu sinto, minha neta. Eu sinto! E isso me basta!

                  _ Vô Toni, eles mandaram a marta de volta para casa?

                  _ Hum!Hum!

                  _ E a pele dela está lá em casa?

                  _ Hum!

                  _ Ela não teve um “defuntório”?

                  _ Velório... velório!




                  _ É! Velório! Ninguém fez um velório para ela?

                 _ Acredito que não!

                _ E ela ficaria feliz se eu fizesse um para ela?

                _ A pergunta é se “você” ficaria feliz fazendo isso.

                _ Eu não sei... mas acho que poderia ser melhor devolver a pele a ela.




                _ Pode ser! Pode ser!

                _ Você não tem certeza de nada, vovô?!

                _ É a idade, minha neta. É a idade! A gente aprende com muito tempo e muitas histórias que tudo é possível, até quando a gente nem imagina que seja!

              _ Você está muito velho, vovô?

              _ Não!!! Minha neta, não! Estou apenas aprendendo a desprender a minha pele.

              _ Vô...?




              _ Esquece, minha neta! Esquece! Pelo menos por enquanto! Vamos falar do que interessa agora!

               E o que interessava aconteceu!
               Em uma cerimônia que lembrava os rituais indígenas do Alto Içana, Vi, suas irmãs e seu avô protagonizaram um belíssimo enterro para a pele da marta.
                Nem lágrimas e nem despedidas faltaram ao fantástico funeral.
                As irmãs de Vi pareciam hipnotizadas pela pele que descia a terra em uma caixinha que antes guardara os sapatos da avó.




                Tanto fizeram e tanto conseguiram que os animais adotivos do extenso zoológico na casa do avô compareceram em peso.
                Quero dizer, em corpo e pelo e focinhos e patas. Isso para não falar dos bicos, das penas e das asas emplumadas que também queriam saber do que se passava em dia tão especial.

                A primeira vista, parecia que Vi conformara-se com o intenso cerimonial.
               A marta recebera um velório digno de qualquer animal quadrúpede. Sem dizer que o lugar onde a caixa descansara fora devidamente marcado



por um vasto canteiro de antúrios, a flor predileta da avó.

                Mas em poucos dias, a família voltava a alvoroçar-se.
                Na volta de um passeio com o pai, por um canteiro de obras que se avizinhava, Vi encontrou o grande amor de sua vida: Gambá! Um vira-lata sem dono, provavelmente abandonado ainda antes do desmame.

                _ Gambá? Mas você já tem o Gambi...

                _ Então!, são todos da mesma família, papai!




                _...

                _ Eu vou cuidar dela, papai.

                _ Dela?

                _ É “uma” vira-lata!

                _ ...

                _ Eu vou cuidar bem dela!



              

               O pai sabia o quanto ela cuidaria bem, tanto que resolveu construir uma casa especial para o novo membro da família. Não havia espaço para discutir alternativas de hospedagem para o filhote de cachorro diante daqueles olhos de menina pidona.
              Outro acontecimento! A oito mãos, construiu-se uma moradia digna de alto “pedigree”.

                _ Todos os animais são importantes, todos são especiais.

               _ Claro!

              _ E a Gambá não irá virar nenhuma lata.


             _ Claro!

             _ Então, por que chamá-la de vira-lata?

                Novas e profundas considerações foram traçadas sobre o universo canino enquanto a moradia de Gambá aparecia.
               Era um trabalho em equipe.
               Durante algumas semanas, Vi permaneceu envolvida com os cuidados exigidos pela nova adoção de mais um cachorro.
               Não que passado o período da novidade ela deixasse de se interessar pelos animais, muito pelo contrário. Mas, ocorreu uma trégua, um espaço de tempo sem grandes encontros ou campanhas ou



pedidos de “... posso levar para casa?”.

                Algumas semanas é um tempo muito curto para as pessoas acostumadas a um costume desacostumaram-se dele, mas é tempo suficiente para alguns relaxarem em relação a determinados assuntos.
                Quando Vi demorou a chegar a casa, ninguém levantou suspeita acerca de seus motivos para o atraso.
                 Quando levantou mais cedo no outro dia, apenas um fato novo.
                 Quando entrou para o quarto e fechou-se por horas, talvez descansasse.




                 Quando levou comida para dentro da lavanderia, talvez estivesse passeando um pouco para digerir melhor.
                 Quando demorou em excesso no banheiro, falando coisas não muito claras para quem escutava, foi um pingo que saltou para o “i” que esperava tortinho há muitos dias pelo seu complemento esférico.

                  _ Vi, está tudo bem com você?

                  _ S... sim!

                  _ S... sim? Está mesmo?




                 _ Sim! Já vou sair.

                 _ Você está pensando alto?

                 _...

                 _ Está?

                 _ Podemos ouvir os seus pensamentos aqui fora.

                 _ Au!

                 _ Au?



                Antes que a certeza passasse pela porta aberta, quem estava pronto para ver viu e quem ouviu teve dificuldade em acreditar.
                 Embaixo do chuveiro Vi esfregava uma minúscula bola cheia de pelos.
                  Através da água que corria do chuveiro, dois olhos lacrimejantes e ainda mais pidões do que os da menina espiavam pela porta aberta.

                  _ O que...

                  _ Papai... eu...

                  _ Mas...




                  _ Pai, ele precisa de um banho!

                  _ Ah! É? Precisa?

                  _ Precisa!

                  _ Tem certeza?

                  _ Sim. Precisa muito. Muito mesmo!

                  _ E... você pode me dizer por quê?

                  _ Ele... ele está cheio, muito cheio, cheio



mesmo de carrapatos e...

                  Cheio era uma palavra que não descrevia a quantidade de carrapatos que se aglomeravam no pequeno corpo. Aquele, definitivamente, não era um cachorro, era uma colônia de carrapatos andante em estado de abundante proliferação.
                   Ali se encontravam mais carrapatos do que pelos do próprio cachorro.

                   _ Não...

                   _ Sim!



                  
                   _ Eu não estou acreditando que você trouxe esse...

                  _ Esse bebezinho...

                  _ Esse bicho cheio de outros bichos e doenças e...

                 _ Sarna não é doença, é?

                 _ Sarna?

                 _ Ele tem sarna... coitadinho!




                 _ Sarna, carrapatos e o que mais?

                 _ Tem bichinhos-de-pé, pulguinhas...

                 _ Eu não acredito!

                 _ E está muito fraquinho... de fome... sem mãe!

                 _...

                 As vozes que se calaram tinham motivos diversos. Motivos, razões e argumentos discutíveis diante dos fatos colocados.




                  _ O cachorrinho é um bebê...

                  _ É um cachorro!

                 _ Acabou de nascer e nem sabe se...

                 _ Cachorro sabe de alguma coisa?

                 _ Sabe, sente... é tudo a mesma coisa!

                 _ Ele nem sabe quem é a mãe dele.

                _...



                _ Então, eu vou ser a mãe que vai cuidar dele e...

                Vi conseguiu adotar mais um cachorro para a grande família do avô.

                 _ Você tem mais espaço, vô!

                 _ Sei!

                 _ Eu disse para o papai que você aceitaria.

                 _ E ele...




                 _ Posso ficar com o Toby se você adotar nós dois!

                 _ Você virá morar comigo?

                 _ Não, vovô! Mas eu sou a mãe dele, então...

                 _ Entendi! Você passará mais tempo aqui do que em sua casa.

                 _ Claro! Bebês dão muito trabalho e...

               _ Precisam da mãe!





               _ Certo! Eu sabia que você sabia dessas coisas!

               _ É a idade, Vi. A idade!

               Toby gerou trabalho, demanda de tempo, veterinário e um tipo de dedicação quase exclusiva. Quando a menina saía de perto dele, os uivos de desespero eram ouvidos pelo bairro inteiro. E ela sempre voltava, compelida pelo sentimento de que se fazia necessária e com a preocupação de que Toby deixaria os avós demasiadamente incomodados.
                Carregava o cachorro enrolado em uma



manta de lã antiga, presente da tia-avó.
                Dois, três, quatro meses se passaram com a menina velando o crescimento do cachorro.

                 _ Você não acha que esse cachorro está grande demais para quatro meses?

                 _ Será?

                 _ É... muito grande... muito grande...

                 _ Ele tem mistura de raças.

                _ É exatamente essa a questão: não sabemos



quais as raças que...

                _ Vô, isso não quer dizer nada, não é?

                _ Não, minha neta. Só que ele poderá ocupar o espaço de muitos cachorros.

                _...

              _ E como já temos muitos cachorros e gatos...

              _ Você vai mandar ele embora?

              _ É claro que não! Mas precisamos pensar



sobre essa questão.

              _ Vô, eu preciso fazer alguma coisa.

              _ Como assim? Você quer aumentar a casa de seu avô?

              _ Não, vô! Eu preciso encontrar um jeito de cuidar de todos os cachorros e...

             _ De todos?

             _ De todos os cachorrinhos abandonados.




             _ Dos gatos...

             _ Isso mesmo!

             _ Dos cavalos...

             _ Tamb... Vô! E os cavalos também são abandonados?

            _ Não exatamente. Mas sofrem com a irresponsabilidade dos donos.

           _ Isso é muito triste!




            _ É... muito!

            _ Eu quero fazer alguma coisa.

            _ Você já faz.

            _ Mas é pouco, vovô.

            _...

            _ Eu quero fazer alguma coisa séria! Bem séria!

            _ Adotar um animal abandonado é sério! É um ato de respeito ao...



            _ Vô! Grande ideia! Grande ideia!

            _ Mas, eu não tive nenhuma ideia!

            _ É isso! Vou fazer um “orfanatório” para animais!

            _ Um orfanato,  Vi. A palavra é o-r-f-a-n-a-t-o.

            _ Tá! É isso que eu quero fazer. Vou fazer um para os animais abandonados.

            _ Hummm... vamos ver se eu entendi: se eu quiser abandonar os animais daqui de casa eu os deixo



no seu orfanato.

            _ Não, vovô! Você não faria...

            _ É um exemplo do que poderia acontecer.

            _ Quero cuidar daqueles que estão nas ruas.

            _ Áh! Bem, sua ideia é interessante. Mas precisamos estudar o assunto.

            _ Estudar?

            Estudar o assunto poderia ser um grande



“balde de água fria” nos sonhos de Vi, poderia. Mas a resistência da menina em se deixar abalar com um “não” havia sido macerada em um cadinho especial. Aos sete anos de idade se fazia ouvir com propriedade e não desistia diante de “caras feias”, argumentos pesados, medo do novo, desinteresse e má vontade.
             Estudar o assunto era colocar o seu sonho para outros, pois orientada pelo avô compreendeu que a tarefa poderia ser demasiadamente pesada para uma única pessoa.

             _ Trabalho em equipe.

             _ Nós dois somos uma equipe, vovô.




             _ Somos, mas devemos aumentar o número de participantes.

            Vi mobilizou a escola, o bairro, fez cartazes, convocou reuniões, fez passeata junto com outras crianças e pais simpatizantes, conseguiu ser ouvida e se fazer ouvir pelos meios de comunicação de sua cidade, apareceu em jornais, televisão e havia quem a chamasse de celebridade.
                Mas o foco não era ela, eram os animais abandonados.
                Quando a Câmara de Vereadores da cidade a convidou para uma sessão, Vi estava com um projeto



tão bem alicerçado que outro não poderia ser o resultado.
                 Os dirigentes de sua cidade decidiram, sob pressão, que custeariam o espaço para a manutenção de um CANIL MUNICIPAL.
                 
                  _ Uma casa para os cachorrinhos...

                  _ Sim!

                  _ Mas, nós precisamos de um “GATIL” também!

                  _ Como é?



                  _ Canil é o orfanato para cachorros, “Gatil” é o orfanato para gatos.

                  Com os devidos comentários e as necessárias explicações, decidiu-se por unanimidade que a questão dos gatos poderia ser um novo projeto.

                   _ Dos gatos, dos cav...

                   _ Vi, a gente precisa aprender a dar um passo de cada vez.

                     _ Mas é claro, vovô! É assim mesmo que eu ando, mas quero juntar todos os passos para chegar



mais rápido.

                     _ Essa ideia nem sempre é boa.

                     _ Como você sabe, vô?

                     _ A idade, minha neta. A idade...

                     No dia da inauguração do CANIL, quem fez o discurso mais claro e contundente foi Vi, aplaudida pelo séquito de crianças e pais engajados no projeto.
                     Disse em altas e boas palavras que aquela “casa-canil” era necessária porque as pessoas não



assumiam o trabalho de cuidar dos animais que tinham em casa.

                      _ Quando eles são pequenininhos, são engraçadinhos, mais bonitinhos. Mas eles crescem. Crescem muito, aumenta o trabalho, a quantidade de comida e aumenta a quantidade de cocô que eles fazem.

                      As crianças presentes gostaram dessa parte. Por que Vi falou como alguém que sabe do que fala.

                     Depois dos risos, ela continuou.



                     _ É claro! Eles fazem muita sujeira e querem atenção, cuidado, gostam de carinho, precisam ser vacinados. Depois que eles crescem, algumas pessoas acham difícil mantê-los em casa. Soltar os pobrezinhos na rua é triste, dolorido. Eu acho... eu penso que... que quem faz isso, não tem preocupação com a vida. Eu penso que quem faz isso não tem coração.
            
                     Todos os presentes gostaram dessa parte também. Vi foi aplaudida várias vezes.

                    _ Eu gostaria que todas as crianças aprendessem desde cedo a cuidar de seus bichinhos e



de todos os seres vivos. Eu gostaria que nosso planeta fosse uma grande casa-canil, uma enorme casa-gatil e...

                    Novamente todos entenderam o que ela dizia. Vi sabia do que falava.

                   _ Eu sei que dá trabalho cuidar dos animais, mas eles... eles são um tipo de irmãozinhos menores que nós temos.

                  Os aplausos ecoaram pelo bairro e foram captados pelos microfones apontados para a pequena Vi.




                  _ Eu estou aprendendo a cuidar de um cachorro muito grande. Ele se chama Toby e era pequeno quando eu o encontrei na rua. Agora, ele está crescendo, crescendo e crescendo...

                    _ E comendo, comendo, comendo...

                    _ E fazendo muiiiiiiiiiito cocô!

                    A última fala saltou do meio da multidão para a boca de todas as outras crianças presentes.

                    _ Toby faz sujeira sim, mas é um dos meus melhores amiguinhos. Ele estava doente e assustado



quando eu o encontrei. Sei que hoje ele está feliz e saudável. E nós não devemos deixar os animais soltos, principalmente quando não os queremos mais ou não podemos ficar com eles. Meu avô me disse que esse assunto é muito... complexo. Mas precisamos pensar sobre ele. Desde agora. Então, hoje nós vamos abrir o orfanato... o orfanato para cachorros que se chama CANIL. E... vamos fazer uma grande campanha para que todos cuidem bem dos seus animaizinhos.

                      Vi fazia o que o seu coração de menina orientava e o resultado estava ali: famílias inteiras haviam se engajado no movimento, veterinários doavam horas de atendimento, voluntários  



ofereciam-se para o revezamento da limpeza, tratadores se propunham a trabalhar com os animais mais “complicados”, empresas doavam sacos de ração e remédios. Todos participavam de alguma forma.

                       Quando o movimento cessou e os novos moradores do CANIL estavam acomodados, Vi perguntou ao avô:

                        _ Vô Tony... existem crianças que também ficam na rua, longe de seus pais?

                        _ Infelizmente, sim.





                        _...

                        _ Quem cuida delas?

                        _ Elas estão sob a responsabilidade do Estado...
                        _ Não entendi.

                        _ Explico...

                        Começava um novo ciclo na história de Vi. A menina que amava animais amava amar a vida. Era ainda pequena para saber até onde iria a força do


amor que se concentrava nela.
                         Ela iria crescer e com ela, para esperança de muitos, cresceria a vontade de fazer pela CASA de todos.
                        _ Vô... eu posso conhecer um “orfanatório” para crianças?

                        _ Um or-fa-na-to, Vi.

                        _ Posso?

                        _ Pode...
                        O avô sorria para si: Vi era uma menina sensível. Estaria planejando uma nova campanha?


                    

Comentários

Postagens mais visitadas