BICHO CARPINTEIRO


 parte I


                                        Pedro sabia dar conta de qualquer ordem que lhe passassem, menos a de sentar e...

                                       _ Sentar?

                                       _ Sentar?

                                       _ Sentar é perda de tempo.

                                      Pelas linhas dessas ideias Pedro convencia a qualquer um que andar fazia bem aos pensamentos.

                                      _ Pensar andando aumenta o número de pensamentos e o número de pés também!

                                      A última parte deixava dúvidas, mas quem se colocava a discutir com um menino de seis anos de idade? Filosofia nessa etapa da vida só poderia fazer bem. Era o que seus pais esperavam diante de tanta vontade de pensar.

                                      Enquanto permanecia em pé, Pedro encontrava todas as formas de permanecer em pé, mesmo que por algum motivo fosse obrigado a permanecer... quieto.


                                      Levava tão a sério o que filosofava que em uma ocasião em que precisara esperar na fila da vacinação contra POLIOMIELITE, apostou com o Juquinha que ganharia uma corrida atrás de duas borboletas amarelas sem sair do lugar.

                                       Juquinha que já não estava mais na idade de receber a vacina mostrava algumas figurinhas para os meninos colecionadores. Pedro olhava. Olhava e pensava em uma forma de entrar naquele círculo de meninos mais velhos.

                                 _ Juquinha, vamos apostar as suas figurinhas que eu consigo correr mais do que você sem sair do lugar?


                                    _ ...

                                  _ Estou falando sério!

                                  _ Para com isso, Pedrinho! Tá malucando?

                                  _ Não! Mas eu sou mais rápido do que você sem sair daqui!

                                  A esse tempo a atenção de quem estava na fila dirigia-se à conversa dos dois meninos.

       
                                _ Porque você não corre?

                                _ Quem disse para você que não vou correr? Eu disse que não vou sair daqui.

                                _ Ah!!! Vê se pode!!! Você vai correr sem sair do lugar...


                               _ É só uma questão de visão, meu amiguinho! Eu vou correr mais do que você!!!

                               _ Tá!!!

                               _ Veja... fui e voltei várias vezes...

                              _ Você não saiu daí desde que chegamos!!!
               
                              _ Saí, sim!!!

                              _ Tá de brincadeira, né?!
                    
                              _ Várias e várias vezes...

                              _ Ô, mané! Tá achando que sou burro?
        
                              _ Não!!!

                              _ Então!, não brinca com o que é sério!

                              _ Eu corro bem mais do que você!

                              _...

                              _ Sua cara de enfezado não me assusta!

                              _ Pois deveria!
               
                              _ Olha só, Juquinha, eu explico!
     
                               _ ... ah! Não!, isso é pior do que suas brincadeiras sem graça!   

                                _ É sério, eu explico!!!


                                E Pedrinho explicou com muita calma e em poucas palavras que era só uma questão de sair do lugar através dos pensamentos.

                                _ Viu? É simples...

                                As risadas gerais não fizeram muito bem ao Juquinha que não conseguia ver graça em uma brincadeira tão sem sentido.
                                _ Menino biruta!

                                _ É engraçado!

                                _ Isso porque ele não tirou onda da sua cara, mané!

                              Juquinha encabeçava a lista de alguns nomes que não gostavam muito das conversas com Pedro.
                               Especialmente os mais velhos que não conseguiam gerar qualquer influência sobre o menino tagarela.

                               _ Tagarela e metido!

                               _ Estranho... muito esquisito!

                               _ Pois eu acho que ele é metido, mesmo!

                               Pedro não tinha noção do leque de opiniões que se abriam ao seu redor. Ficava alheio a tudo o que não lhe interessava imediatamente. E na ordem das horas e dos fatos
estava impreterivelmente a fixação por andar, andar e andar mais ainda. Caminhar exercia tal fascínio em Pedro que seus pais perguntavam se suas pernas teriam sido talhadas para dar conta de sua vontade, ou sua vontade estava talhando aquelas indeléveis marcas de forca e prontidão. Prontidão para permanecer em um eterno exercício e movimento de ir para algum lugar, mesmo que fosse permanecer onde estava. Pedrinho conseguia a façanha de mover-se ate mesmo em espaços inimagináveis, como ao sentar em sua cadeirinha de segurança no banco de trás do carro.

                               _ Sentar? Mas eu não preciso sentar, papai. Posso ajudar você a chegar antes.

                               _ E mesmo, meu filho?

                               _ Sim, eu posso.

                               _ E como seria isso, Pedrinho?

                               _ Simples, simples, vou caminhando aqui dentro do carro.

                               _ E...

                               _ A força de meus pés vai aumentar a velocidade do carro.

                               Conversas como essa fizeram com que seus pais buscassem ajuda especialidade, pois cogitaram uma possível transferência em relação a algum super-herói, uma vez que ele gostava muito de historias em quadrinhos, filmes e programas infantis.

                                 _ Não poderia ser também um probleminha neurológico?

                                 _ Em que a senhora estaria pensando?

                                 _ Aquilo que vocês chamam de hiper... hiper...

                                 _ Hiperatividade. Não creio, dona Olga. Mas posso encaminhá-la a uma neuropediatra que certamente poderá fazer algumas avaliações.
                                 Nada se mostrou palpável. Nenhum sinal de desvio de atenção, hiperatividade, ou qualquer outro problema típico da idade. A saída foi creditar o comportamento de Pedrinho a uma capacidade inata de gerar movimento, ou melhor, de andar. O ato de ficar sentado não se mostrara um problema de hipersensibilidade com ausência de concentração, muito pelo contrario. Quando Pedrinho encontrava a saída para permanecer em movimento muito bem sentado na cadeirinha de segurança, diziam os especialistas que ele estava a encontrar uma saída inteligente para atender aos objetivos que o moviam. Seria saudável sem ser preocupante.

                                 _ Percebeu, papai?

                                 _ Se percebi? O que, meu filho?

                                 _ Minhas pernas estão ajudando o carro a andar mais rápido, mais rápido...

                                 O que seria tão somente mais uma brincadeira para qualquer criança assumia uma proporção de alarme nas pernas incansáveis de Pedrinho.

                                  A madrinha de Pedro, pedagoga de longa data, cheia de experiências que a vida na escola lhe conferia, olhava para o afilhado com um pouco mais de condescendência.

                                 _ Vocês estão exagerando.

                                 _ Mas, comadre, você viu como foi que ele dormiu?

                                 _ Sim, eu vi. E ate lembro um pouco de mim mesma quando era da idade dele.

                                 _ Você acha normal uma criança adormecer enquanto anda?

                                  _ Ora, comadre. Ele estava parado. Paradinho...

                                  _ Mas fechou os olhos em pé, você não viu?


                                   A madrinha de Pedrinho vira mais de uma vez. Mas os pais do menino aguardavam aquele momento mágico em que poderiam entender que o pequeno Pedro era tão normal quanto qualquer criança. Muito comum a pais ansiosos por explicar o comportamento de seus rebentos e encaixá-los na normalidade.

                                  _ Ele é normal, mulher. É normal.

                                  _ Sim, eu sei, mas acontece que...

                                  As discussões sobre o que era mais ou menos
normal levavam os pais de Pedrinho para o mesmo lugar, irremediavelmente: nenhum médico encontrara qualquer problema no menino. Então, essa estranheza, essa diferença, essa “coisa” que ele apresentava deveria passar com a idade. Sim, era uma boa forma de aliviarem-se e passar por mais uma noite. Pais dormem preocupados normalmente e acordam com outras preocupações que costumam agregar-se às antigas, especialmente no caso dos pais de Pedro.

                                Em uma manhã de quarta-feira, quando haviam perdido a hora pelos alongamentos das conversas recorrentes, os pais de Pedrinho encontraram o menino experimentando uma nova estratégia:

                                _ Minha mãe! O que é isso, meu filho?

                                _ Minha cadeira andante, mamãe.

                                _ Cadeira? Onde...

                                _ Você me diz todos os dias que eu preciso sentar para comer...

                               _ Mas é claro!

                               _ Então, eu inventei a cadeirinha andante.

                               E inventara.
                               O fato e a experiência ultrapassaram os limites da casa, do bairro e até da cidade.
                               Pedrinho granjeara um novo olhar entre aqueles que já o viam com outros olhos. Um misto de respeito pelas ideias do menino que caminhava até sem caminhar _ alguns tinham sérias dúvidas se ao dormir o menino realmente parava de mexer as pernas _ movia o imaginário do povo. Apostavam entre si sobre outras capacidades que o menino teria e seriam cuidadosamente mantidas em segredo pelos pais.
                                Mas a história da cadeirinha andante rendia sem mostrar sinais de parada. Especulava-se acerca de empresas que disputavam a patente da invenção para reproduzi-la em larga escala.
                               Tantas conversas e falações renderam. Pedrinho foi parar, contra a vontade dos pais, em um daqueles programas que pesquisas novidades.

                                _ Bizarrices!

                                _ Não, mulher. Não é bem assim.

                                _ Ficar exposto dessa maneira pode fazer mal ao menino.

                                _ Pois eu penso que poderá ajudá-lo.

                                _ Ajudar? Ajudar em que?

                                _ Ajudar na aceitação de suas diferenças...


                                Não era exatamente Pedrinho que sentia dificuldade em aceitar-se. Mas pais em estado de formação constante aprendem com as próprias palavras quando conseguem ouvir a si mesmos. Quando conseguem. Pois o convite para aparecer no tal programa gerou a primeira grande discussão entre os pais do menino andador, agora também inventor.


                                _ Não quero o meu filho exposto como se fosse, como se fosse...
                                _ Como se fosse diferente?

                                _ ...

                                _ Ele é meu filho!

                                _ Ei! Esqueceu? Ele é meu também!

                                De um jeito ou de outro, ou tentando juntar os jeitos que não tinham jeito, Pedrinho foi entrevistado durante quase uma hora. Sua invenção apareceu para quem quisesse ver. E suas ideias acerca de andar e andar e andar geraram adeptos entre aqueles que já pensavam pelo mesmo viés e outros tocados pela disposição contagiante do menino. A diferença estava em ser uma criança a dizer essas grandes verdades e em sua altíssima capacidade de manter-se coerente a elas. Era um prodígio. Andava, pensava, filosofava, criava e atraía discípulos.

                                Pedrinho não se mostrava incomodado com a súbita 

fama. Mantinha-se o mesmo, apesar de adotar a cadeirinha como sua atual 

melhor companheira. E diga-se ainda em crédito para o menino que a 

invenção apareceu na medida exata em que se esforçava para dar conta de sua vontade e cumprir com a ordem dada pela mãe.
                                
                                _ Menino obediente!

                                _ Para mim ainda parece estranho.

                               _ Pois eu queria que meus filhos fossem estranhos assim.

                               _ Ah! Não quer não!

                               _ Pois sei do que estou falando.

                               _ Cada um é cada um!

                               _ Mas eu queria sim... já imaginou?


                               Quando a cadeirinha andante tomou o espaço público, cabia aos mais céticos dizer que o menino fazia pilhéria com a boa vontade dos pais.
                               Ou ainda, que era um verdadeiro vândalo, pois destruíra um objeto da casa simplesmente para satisfazer a sua insana e infantil vontade de caminhar.

                                Com objeções ou não, a cadeirinha andante que Pedrinho “inventara” mantinha-se ali, pronta para qualquer demonstração. E quando alguém com excesso de expectativa exclamava:


                                  _ Mas, é apenas uma cadeirinha sem pernas!


                                   Pedrinho estava pronto para argumentar que sem pernas, não!

                                  _ São duas pernas dela e duas pernas minhas! Pode olhar...

                                 Olhar e experimentar.
                                 Gostavam de sentar onde o menino andante e inventor sentava. Era estranho e divertido ficar no lugar em que ele ficava toda vez em que “sentava” para comer. Sentava a bunda e movia as pernas.

                                  A ex-cadeira comum da pequena cozinha da casa de Pedro ganhara apelidos. Vários apelidos, alguns que jamais devem ser repetidos por qualquer criança, e por isso mesmo nem serão escritos aqui. Mas um em especial parecia agradar aos sérios e aos irônicos:


                                   _ Nerbie, a cadeira inteligente.

                                   _ É! Não deixa de ter certa lógica!

                                   _ É claro que tem lógica. Todos os nomes revelam alguma coisa...

                                   _ E é?

                                   _ É!

                                   _ Não sabia!

                                   _ Pois sim!


                                   Pelo sim e pelo não, os pais de Pedrinho não aceitaram reproduzir a cadeira em escala industrial. Motivo? Bem, não era um motivo, exatamente, mas uma preocupação. Não concordavam com a ideia do filho em continuar andando enquanto comia. Era um aprendizado antigo, vindo de geração para geração e qualquer pai sabia disso, além dos médicos que levantaram a possibilidade de outras crianças apresentarem sintomas de ansiedade ao copiarem o invento de Pedrinho. E isso era assunto que merecia atenção.

                                   _ Comer é um momento sagrado.

                                   _ Até os antigos sabiam disso.


                                   _ Todos sabem!

                                    Felícia foi uma das primeiras crianças a levantar bandeira contra esse princípio.

                                    _ Vou querer uma cadeira igual a dele, sim!

                                    _ Faz mal, minha filha. Faz mal! Faz mal comer e caminhar ao mesmo tempo.

                                    _ Que mal, mamãe? Que mal? O papai come assim todos os dias e está bem gordinho, bem saudável.

                                   _ Ah! Minha filha, é que seu pai trabalha muito. Não tem tempo...

                                   _ Viu? Você sabe que ele come enquanto caminha!

                                   _ Sim, mas...

                                     Felícia, Robinho, Mila, Vizinho...
                                     Para os que acreditam que criança não percebe as discrepâncias da vida, surgiram vários grupos de meninos e meninas quebrando as pernas da frente das cadeiras de casa.
                                    

                                      _ Falta a cinta que o Pedrinho colocou por baixo do assento.

                                      _ Cinta? Eu peguei uma gravata de meu pai...


                                      _ E eu, o cachecol de minha mãe!

                                      _ Eu trouxe um lenço comprido!

                                      O princípio era o mesmo. Criar certa segurança em manter o bumbum colado à cadeira, ou o contrário, pois essa história de caminhar sentado dava mais trabalho do que parecia. Muito trabalho e dores em lugares do corpo que pareciam não fazer parte da constituição do pequeno inventor.

                                       _ Ai! Minhas costas...

                                       _ Minhas pernas estão doendo!

                                       _ Eu não disse?

                                      Como em toda história, nessa também havia quem sabia de antemão e pagava para desfrutar aquele momento glorioso, mágico, de dizer: “Não disse?”.

                                        Muitos disseram muitas coisas.
                                        Pedrinho permanecia alheio, feliz em suas largas passadas de menino andador-filósofo-inventor.

                                        Não permitiram que Pedrinho levasse a Nerbie para a escola por todos os motivos que fazem as escolas serem respeitadas enquanto espaço de ensino e formação. Mas houve os que tentaram dissuadir o diretor de tal decisão. E para tanto, organizaram uma comissão Pró-Nerbie, com direito a cartazes, passeata pelo pátio e ameaça de greve de merenda escolar. Organização apoiada por discípulos das caminhadas em prol da vida saudável, pelos admiradores de Pedrinho, pela comissão de incentivo ao inventor infantil, pelos que gostam de ver a bagunça se instalar, pelos que não têm mais o que fazer.
                                  Perfil estabelecido, o barulho foi ouvido. Pronto! Estava iniciada a nova largada de argumentações divididas.

                                  _ Viram o que dá deixar criança inventar moda?

                                  _ Não é moda... é ciência!

                                  _ Ciência? Desde quando assuntos sérios viraram brincadeira?

                                  _ Você não sabia que os grandes cientistas começaram brincando?

                                 _ E essa agora!


                                 _ É verdade! Você está precisando ler mais sobre esse assunto.

                                 _ Que assunto? O da cadeira?


                                 _ Não, meu! Sobre como a relação entre as brincadeiras e a ciência!

                                 _ Eu pensei que a relação fosse entre ciência e perguntas!

                                 _ É tudo o mesmo assunto!

                                 _ Você está simplificando!

                                 _ Não seria generalizando?


                                 Mais um daqueles momentos em que os homens leigos acreditam tornar-se especialistas por um toque dos deuses, da vontade de discutir, da pressão para ganhar uma discussão, do gosto por assuntos amplos e de várias nuances.
                                 Nuances ou nuanças, como preferiam alguns, não faltavam aos contextos que envolveram o episódio escolar que ficou conhecido pelo nome de A REVOLTA DAS CADEIRAS ANDANTES.
                               Nome que parecia mais adequado às histórias de Orígenes Lessa (alguém não se lembra do fantástico escritor infantil?), A REVOLTA DAS CADEIRAS ANDANTES lembrava um romance do mesmo autor MEMÓRIAS DE UM CABO DE VASSOURA. Dar vida aos objetos inanimados era a mágica do mestre das histórias. Dar vida às polêmicas parecia ser o outro dom inato de Pedrinho ainda mantido longe dos holofotes.

                                _ Menino estranho!

                                _ Famoso!

                                _ Continua estranho!

                                Pedrinho foi chamado a participar de uma audiência concedida pelo diretor da escola aos alunos revoltosos. A REVOLTA DAS CADEIRAS ANDANTES estava fugindo ao controle aceitável do que acontece dentro do espaço escolar e ali deve permanecer.


                                  _ Ali, como?

                                  _ Dentro da escola, chefe!

                                  _ Mas a escola é uma soma da família e da...

                                  _ Da?...

                                  _ Quero dizer: a escola deve preparar para a vida.

                                  _ Ah! Isso é de responsabilidade dos pais.

                                  _ Mas a escola e os pais não andam juntos?

                                  _ Ih! Meu! Você parece que está andando com o menino pensador...

                                  _ Irmão, eu não gosto de injustiça!

                                 _ Ainda não vi injustiça aqui...

                                 _ Mas vai acontecer! Vai acontecer! Isso de abafar o que está acontecendo lá dentro...

                                 _ É política da escola.

                                 _ Política?

                                 _ Isso! Uma forma de conduzir os fatos.

                                 _ Isso não é História?

                                 _ ...

                         ( continua...)         
                                   

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