FÁBRICA DE FIOS  parte I



                                     _ São fios!?
                                    
                                     _ Não…

                                     _ Olhe outra vez!

                                     _ São fios!

                                     _ Olhe! Olhe bem!

                                    _ Tô olhando… tô olhando!

                                    _ Feche a boca e olhe!

                                    _ O que é que minha boca tem a ver com os meus olhos?

                                   _ Olhe!

                                   _ Ta!Tá! Que sac...

                                   _ Só olhe!

                                   _ Que sa...

                                   _ Em silêncio!

                                   _ Você está falando...
 
                                   _ Shhhh...

                                   _ Áhhh!

                                   _ Shhhhhhhhhhh!!!

                                   _ São fios ou não são?
                                
                                   _ ...
 
                                   _ São?

                                    _ ...

                                 _ Ei! Você ficou mudo?

                                 _ Estou esperando você decidir se devo falar ou não!

                                No meio da conversa que por pouco, muito pouco não virou discussão entre amigos, um sinal brilhante passou por sobre a cabeça dos dois.

                                 _ O que foi isso?

                                 _ Não sei! Lá vem outro!

                                 E outro. E mais outro cortando o espaço entre as caixas de papelão como se uma luz muito fina estivesse sendo direcionada para algum lugar.


                                    Outro! Mais outro.

                                 _ Tem mais ali! Olhe!

                                 _ Estou olhando! Estou olhando!

                                 _ Viu? Eu não disse?

                                 _ Não! Não disse!

                                 _ Eu trouxe você aqui para que?

                                 _ Você estava com medo...

                                 _ Medo? Eu?


                                  Se João estava com medo, deixava de senti-lo sozinho.
                                  Quase da altura do teto, luzes coloridas passavam raspando entre as coisas disposta pelo galpão: máquinas que pareciam desligadas, caixas de todos os tamanhos, rolos de cores diferentes que lembravam tecido fininho, fios enrolados em enormes carreteis de madeira e outros objetos estranhos espalhavam-se uns sobre os outros. Pilhas de várias formas faziam barricadas de diferentes tamanhos.
                                  Uma saraivada de cores saía de algum lugar e projetava-se pelo espaço aberto. E mais outra, e outra, como se as cores se afinassem em um corpo de luz.
                                   O vermelho fazia um risco um pouquinho mais grosso, o azul era mais estreito, o amarelo lembrava ouro líquido e o rosa, não dava para separar das outras cores quando passava em linha reta. Era como se muitos fios fossem soltos ao mesmo tempo de um só lugar, com força, com pressão suficiente para atravessarem a velha fábrica.
                                  Temerosos e embasbacados, olhando para além do que conseguiam captar com o movimento dos olhos esbugalhados, os meninos abaixavam-se procurando uma saída.
                                  _ Se isso encostar na gente pode queimar!

                                  _ Não sei e agora não quero saber.

                                  _ Como vamos sair pela porta?

                                  _ Vamos sair por onde entramos.

                                  _ Você não está vendo que as luzes saem daquele lado?

                                  _ Da janela?

                                  _ Não! De alguma coisa que está daquele lado.

                                  _ Precisamos sair...

                                  _ Calma!

                                  _ Eu quero sair agora!

                                  _ Calma, Marcos!

                                  _ Não quero saber de calma, quero sair.

                                  _ Se você não se acalmar, vão descobrir a gente!

                                  _ Quem?

                                  _ ...

                                  _ Não sei! Alguém!

                                  _ Mas não estou vendo ninguém!

                                  _ Nem eu! Mas alguém deve estar aí!

                                  _ Quem?

                                  _ ...
                     
                                  _ Quem?

                                  _ Ai! Para de perguntar e me ajuda a encontrar outra janela.

                                   _ Não posso!

                                   _ Por quê?

                                   _ Estou com medo!

                                   _ Eu também! Mas vamos sair...

                                   _ Você não deveria me trazer. Eu sou muito pequeno!

                                   _ Você tem seis anos!

                                   _ Quero ir para casa!

                                   _ Já vamos!

                                   _ Eu quero agora! Agora!

                                     Enquanto Marcos preparava o seu “beiço” de choro, ouviram um apito em três tempos. Um apito largo, comprido e alto.
                                     Medo! Medo! Medo!

                                     _ Eu quero a minha mãe!

                                     _ Eu quero o meu pai!

                                     Antes que o choro fizesse um estrago, os fios luminosos deixaram de serpentear pelo espaço.
                                     Os meninos sequer perceberam como e quando foram parar do outro lado da janela.
                                     Estavam lá! Em segundos que pareceram séculos!
                                     As lágrimas molhando o rosto de Marcos, o medo encrespando o rosto de João.

                                     Dizem que criança curiosa aprende mais rápido. Mas aos seis anos de idade, quase sete, os dois amigos haviam buscado saber o que acontecia no velho barracão sem conversar com quem quer que fosse sobre a empreitada que iniciavam.

                                      _ Eu... eu... ainda estou com medo.

                                      _ Eu também!

                                      _ João? Você vai contar para a sua mãe?

                                      _ ...

                                      _ Vai?

                                      _ Eu quero saber o que é aquilo. Você não quer?

                                      _ Você não vai contar?

                            
                                      _ Eu disse que quero saber o que é
 aquilo!

                                      _ Eu não volto lá!

                                      _ Eu quero saber o que é!

                                      _ Melhor perguntar para alguém!

                                      _ Para descobrirem o nosso lugar secreto?

                                      _ Não é nosso! É só um galpão...

                                      _ Não tem dono! É nosso!

                                      _ Não é não!

                                      _ E não é só um galpão! É uma fábrica de...

                                      _ ...de?

                                      _ Não sei ainda, mas vou saber logo!

                                      _ Eu não quero saber!

                                     _ Eu preciso saber!

                                     _ Mas, por quê?

                                     _ Sou menino!

                                     _ Eu também!

                                     _ Sou inteligente!

                                     _ Eu também!
                                 
                                     _ Tenho quase sete anos.

                                     _ Eu tenho seis!

                                     _ Sou corajoso!

                                     _ Eu tamb...


                                     O monólogo dividido entre os dois foi longe! O que à primeira vista parecia um diálogo era uma conversa para dentro, coisa que criança faz muito bem dizendo palavras para fora.

                                     _ Marcooooooosss!!!
                    
                                     _ Minha mãe! Fui! Tchau!

                                     Naquela noite, os meninos deitaram a cabeça fora do travesseiro. Os olhos fechados viam fios coloridos descendo pelas paredes do quarto, jatos de tinta luminosa faziam desenhos em alto relevo.
                                     Marcos sonhou com o som do apito em três tempos e sentiu o medo molhar a sua cama.




                                     _ Foi sem querer, mãe!

                                     _ Com certeza, meu filho. Venha trocar o pijama.

                                     _ E o meu colchão?

                                     _ Amanhã, bem cedo, eu resolvo!

                                     _ Você vai contar para alguém?

                                     _ É claro que não! Esse assunto é seu! E meu...

                                     _ É seu também?

                                     _ Sim! Sou sua mãe..

                                     _ Mas fui eu que fiz xixi na cama!

                                     _ Você está crescendo! Logo estará maior e...

                                     _ Vou fazer mais xixi?

                                     _ Não exatamente! Vai aprender a controlar-se melhor!

                                     _ Ah!

                                     No sonho de Marcos o apito tomara a forma de um robô gigante com um olho centralizado no lugar onde deveria estar o nariz. Era um apito grande, enorme e ao invés de braços, tinha seis tentáculos saindo das laterais. O som saía de uma abertura no alto da cabeça e espalhava pequenas flechas toda a vez em que soava.
                                    João estava em seu sonho e tentava passar pelo apito gigante cheio de tentáculos quando caíra dentro de uma caixa aberta que se transformara rapidamente em uma caverna subterrânea.                                   Marcos queria seguir o amigo e não sentia onde colocava os pés. Do chão brotavam bolas coloridas, ameaçadoras, cujos olhos enxergavam através das coisas.
                                   E o apito robô procurava por eles.
                                   Girava a grande cabeça e soava alto, em três tempos, soltando flechas que agora ganhavam pequenas pernas. Pernas sem corpo pulavam sobre as bolas que estavam enchendo o lugar. Quase até o teto.
                                    Uma flecha com pernas rápidas grudou em seu cabelo e Marcos sentiu os quatro olhos da bola mais próxima perfurar o seu corpo.
                                    Gritou e gritou e gritou.
                                    Mas a bola não sabia que ele era apenas uma criança e chamou as outras bolas que se aproximaram todas de uma vez só.
                                    Queriam guerra! Ele podia ver a vontade de brigar que elas mostravam nos olhos sem cílios. Grandes olhos, gosmentos, arredondados como elas próprias.
                                    Ouviu João gritando para que não tivesse medo.
                                    Mas as bolas viraram outros apitos e as pequenas flechas transformaram-se em cordas grossas, longas, cheias de nós.
                                    João subia pelas paredes tentando alcançá-lo, chamando, gesticulando. Mas os pés de Marcos já estavam amarrados pelas cordas que se mexiam sem parar, grudando um nó no outro.
                                    Acordou suado e molhado.
                                    A impressão de que o sonho fora real durou vários dias e manteve João longe das visitas ao velho galpão.

                                    _ Não são visitas, são “pesquisas”.

                                    _ Eu não volto lá!

                                    _ Você é meu amigo!

                                    _ Sim!

                                    _ E é corajoso!

                                    _ Sou pequeno ainda!

                                   _ Mas é um menino...

                                   _ E o que tem isso?

                                   _ Você é um menino!

                                   _ Eu sei!

                                   _ Então... é um homem!

                                   _ Sou um menino!

                                   _ Você entendeu!

                                   _ Não! Não entendi!

                                   _ Homens não sentem medo!

                                   _ Sentem!

                                   _ Não! Homem não pode sentir medo!

                                   _ Mas sentem...

                                   _ Você é uma criança!

                                   _ ...!

                                   Várias semanas se passaram até Marcos ser convencido por João de que “pesquisas” científicas implicavam riscos.
    
                                    _ Então é perigoso!

                                    _ Ainda não sabemos!

                                    _ Mas é perigoso.

                                    _ Não sabemos ainda.

                                    _ Existe um perigo perigoso...

                                   _ Existe um risco...

                                   _ Não! São vários, muitos riscos coloridos!

                                   _ Ô! Meu! Aquilo são fios... fi-os!

                                   _ A gente não tem certeza.

                                   _ ...

                                   _ Então, pode ser perigoso.

                                   _ Pode! Não sabemos ainda!

                                   _ Não vou!

                                   _ Eu cuido de você!

                                   _ ...

                                   _ Eu sempre cuido de você!

                                   _ ...

                                   _ Somos os melhores amigos...

                                   _ ...

                                   _ Vai me deixar sozinho?

                                   _ Tá!... eu vou! Mas vou entrar só um pouquinho! Bem pouquinho!

                                   _ Vamos entrar, olhar e sair logo!

                                   _ Vou colocar só um olho para dentro.

                                   _ Só um olho?

                                   _ É! Senão, não vou!

                                   _ Tá!Tá!


                                 Marcos e João dobraram esquinas que não precisavam de dobras. Cortaram caminhos com a pressa de quem está diante de um acontecimento tal que nada nem ninguém poderia interromper.
                                 Nada a não ser o medo! Descobrir algo perigoso ou serem descobertos descobrindo algo perigoso era muiiiiiiiiiiito perigoso.
                                 ( continua...)

Comentários

Postagens mais visitadas