RESTOS DE UMA JANELA  

                            Fechei os olhos e a vista alongou-se para muito longe!
                            Não discuti sobre ser ou não ilusão do fogo que crepitava a minha frente.
                            Era longe o muito longe. Tão absurdamente longe que só uma alma desprovida de bagagem poderia compreender a distância sem medidas.
                            Errei ao abrir os olhos para confirmar o que via.
                           Via, apenas isso!
                            Olhar para além dos limites da alma implicava uma jornada tão silenciosa quanto solitária.
                            Não!
                            “Solitária” era uma palavra povoada por excesso de significações e não cumpria com o desejo de explorar a imagem única que refletia.
                            Eu queria dizer da solidão quieta do coração apaziguado pelo fogo.
                            Da ardidura branda, mas não menos presente.
                            Da solidão capaz de provocar terremotos ininterruptos no terreno dos sentidos.
                            O fogo tem essa potencialidade: impor a submersão.
                            Um mergulho seco!
                            Tuft! Ou boloft! Ou capolot!
                            Dependia do mergulhante.
                            Dependia do fogo da alma seca.
                            Dependia da capacidade de tornar a solidão companheira silenciosa... nem verbo, nem bagagem .
                            Bagagem de alma é diferente!
                            Bagagem sem alça, etiqueta ou ficha de informação. Sem entrada ou saída, sem endereço para entrega em casos de devolução.
                            Fechei os olhos; o longe se espichava para ainda mais longe.
                            Eu corria atrás da distância sentida convidando as lambidas vesgas do fogo que teimavam em aparecer entre as fronteiras que dividiam o dentro e o fora.
                            Dentro: olhos abertos.
                            Fora: olhos fechados.
                            Apertei os olhos fechados para abrirem-se mais longe, mais longe, mais longe...
                            Então, a bagagem sem alma escorregou com elegância para o pé da primeira nuvem que atravessávamos e embalou o fogo em nesgas de vento frio.
                            O fogo arrepiava-se enquanto eu sorria, olhos fechados, prazer dobrado.
                            Para além da linha dos cílios palavras dançavam pedindo espaço, manipulando as minhas sensações.
                            O fogo lhes animava tanto quanto induzia ao silêncio que tomava forma.
                            Eu via!
                            Olhos fechados para ver melhor... via!
                            Uma janela abriu-se embaixo de meus pés. Redonda e gorda engolia a luz que vinha de dentro.
                            Fantasmas emergiam das dobradiças pregadas de pouco.
                            Tudo eram novo e velho na imprecisão do tempo que eu parara de contar.
                            O fogo, indeciso, subia e descia pelas esquadrias encarquilhadas.
                            Cotovelos fincados à madeira...
                            O cume das nuvens atrás das imagens fáceis desenhavam o que bem se desejasse ver.
                            O horizonte desalinhado fazia uma trajetória perpendicular que talvez começasse em algum lugar daquela janela.
                            Sempre uma janela a desenhar o céu.
                            Janelas e céu fazem o casamento perfeito: um para muitas.
                            Sem cobranças, sem divisões, sem acordos sobre espaço, sem contrato de ocupação.
                            O fogo espiava para dentro, mas eu estava ocupando esse lugar.
                            Instalara-me!
                            Aliviado pela solidão adocicada feito ambrosia fresca.
                            Ambrosia!
                            Fantasmas não gostam de doces, azedam qualquer ponto.
                            E todo o doce tem o ponto certo.
                            Errado!
                            Certo!
                            Qualquer coisa assim... interessava decidir se seguiria aquelas quase imagens ou, quase alguma coisa ainda por conceber.
                            Fantasmas ocupam espaço!
                            Alastram-se por qualquer meia lembrança que alcance as janelas e depois viram sombras de verdades pegajosas.
                            Janelas abrigam fantasmas.
                            Janelas não são portas, fantasmas ignoram as portas, mas perseguem as janelas.
                            Quanto menor a janela maior o número de fantasmas a ocupar o espaço aberto.
                            Janelas abrigam formas não definidas que rasgam o mundo da realidade em eterno estado de formação.
                            Janelas são úteros fecundos para a alma da poesia, da música, da utopia.
                            O fogo desenhava fantasmas.
                            Fantasmas do fogo não fazem doces, fazem mais fantasmas...
                            Pululam as frestas rasgadas no céu pelas janelas abertas... ou fechadas.
                            Fantasmas espanam o tempo para cima de si mesmos.
                            Janelas fechadas são um convite às entradas silenciosas, sorrateiras, decapitadoras dos olhares obíquos.
                            Quando o vento fica do lado de fora, os fantasmas instalam-se pelo lado de dentro.
                            Eu estava dentro e fora.
                            Persuadido pela força da solidão adocicada eu entrara na imensidão do que pensava sentir e saía vez ou outra.
                            Saía e voltava.
                            Voltava sem sair.
                            Buscava fantasmas, fastasmas sem formas e fantasmas bem contornados. Fantasmas em moda, esquecidos, destituídos.
                            Qualquer fantasma é sempre fantasma.
                            Um fantasma é um fantasma!
                            E no fogo que minha alma acendia todos eles tomavam lugar.
                            Não serviam ambrosia, eu servia-me dela.
                            Doce azedo na concha dos pensamentos marinados.
                            Provava a mim mesmo.
                            Uma servida...
                            Satisfeito?
                            Outra porção...
                            Saciado?
                            Fome de conceitos  agregados às imagens serviam a mesa posta.
                            Fantasmas sentem fome.
                            Misturas conhecidas estimulavam o gosto que eu não provara, ou deixara para provar depois. Coisas que o fogo a minha frente não permitia.
                            O fogo exige presença: estou aqui!
                            Não adia a sinalização do sentir agora.
                            Desço os olhos para os meus pés.
                            Imagens de meus desejos solidificavam-se em grandes blocos de lava seca.
                            Por fora: lava fria.
                            Por dentro: fogo líquido.
                            Pisava em mim mesmo calçado por pensamentos que via em formas servidas a frio.
                            No vácuo da incursão iniciada, entre labaredas de nuvens e fogo, encontrei o que não buscava.
                            Procurava?
                            Mergulhara, apenas mergulhara para a montanha abaixo das nuvens de fantasmas acompanhados.
                            A cortina de fogo alongava o olhar que entrara umbigo adentro.
                            Via...
                            Apenas via o que desejava ver.
                            Fantasmas e janelas comungavam da calma euforia que o fogo, outra vez o fogo, lançava a partir de meus pés.
                            Estou aqui!
                            O longe cavalgou em silêncio por trás de minhas pálpebras cerradas, desceu languidamente pelos braços descansados, encontrou meus pés fincados sobre a pedra dos pensamentos e não foi embora. Fez meia volta e recomeçou a viagem por dentro do que eu via.
                            Estou aqui!
                            Cumprimentei as formas sem contornos e disse:
                             _ Bom dia!
                            A noite começava com a extensão do que eu queria.
                            _ Bom dia!
                            Ouvi o coro de vozes sem dono repetirem-me em retorno:
                             _ Bom dia!
                             _ Estou aqui!, pensei responder devagar.
                             _ Aqui, onde?, apressaram-se a perguntar.
                             _ Aqui!!!
                             _ Aqui não é lugar.
                             _ Eu estou!
                             O fogo lambeu a resposta que subiu em forma de mariposa perdida.
                            O aroma de todas as perguntas desfeitas lançou-se sobre os pensamentos aos meus pés.
                            Toquei o fogo frio.
                            Fantasmas espiam pelas janelas.
                            Estou aqui!
                            E isso basta! Agora...

Comentários

Postagens mais visitadas